Projeto pedagógico enfoca o consumo consciente e a destinação correta dos Resíduos Sólidos
27 de fevereiro de 2019 Notícias, Portal
DSC_0307

As Políticas Públicas consistem em ações e decisões governamentais que visam solucionar problemas vivenciados pela sociedade. Por isso, expressam o interesse pelo bem comum, pela inserção social e pela oportunidade de direitos e deveres a todo cidadão.

Devido a sua importância, a temática, escolhida para nortear a Campanha da Fraternidade de 2019, inspira o novo projeto pedagógico desenvolvido pelo Colégio Notre Dame Aparecida – que, como esclarece a coordenadora pedagógica, Sabrina Penz Rizzi,  tem por objetivo incentivar a conscientização ecológica. “A iniciativa irá sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da correta destinação dos resíduos sólidos e fomentar e disseminar práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de recicláveis, a compostagem de materiais orgânicos e o subsídio aos catadores, além de promover a educação ambiental, colaborando para a formação de cidadãos responsáveis e ativos”, descreve.

Para isso, prossegue a profissional, o projeto irá propor a pesquisa, o desenvolvimento de ações e a socialização de resultados, sendo que cada segmento de ensino trabalhará vieses específicos sobre o tema. “A temática do 5º Ano será a reutilização e o reaproveitamento do lixo; a do 6º Ano, o lixo aquático; a do 7º, o lixo inorgânico e a do 8º Ano, o lixo orgânico. Os estudantes do 9º Ano, por sua vez, deverão elaborar um plano de gestão dos resíduos produzidos na escola”, lista a coordenadora.

Por fim, os adolescentes matriculados no Ensino Médio vão debruçar-se sobre o tema dos Resíduos Sólidos, a partir dos Clubes do Conhecimento. “A um deles, caberá o desenvolvimento de algum produto ou ideia que beneficie o meio ambiente; a outro, a realização de ações que envolvam recicladores; outro, ainda, irá confeccionar objetos, móveis, jogos e brinquedos com materiais reutilizáveis encontrados na escola…”, prossegue Sabrina, lembrando que as conclusões e os resultados desses estudos poderão conferidos por toda a comunidade, pois a culminância do projeto ocorrerá durante a Feira do Conhecimento –  prevista para ocorrer em setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>