Projeto de leitura estimula a realização de ações extraordinárias
29 de março de 2018 Notícias, Portal

Páscoa Extraordinária (9)“Vamos criar uma nova regra de vida… sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário?”

Retirada do livro “Extraordinário” – escrito por R. J. Palacio -, a frase tem inspirado, desde o início do ano letivo, as crianças e os adolescentes matriculados do 4º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Aparecida a realizar ações extraordinárias.

Afinal, a obra – que narra o início da vida escolar de Auggie, um menino que, devido a uma síndrome, possui severa deformidade facial – foi escolhida para nortear, em 2018, as atividades relativas ao projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma atitude necessária e sustentável”, que tem por objetivo é estimular  a leitura e a construção de saberes.

Mais que isso, porém, no primeiro trimestre letivo, a iniciativa pretende instigar os educandos a ser mais gentis, incentivando a realização de estudos e atividades que promovam a empatia, a fraternidade, a solidariedade, a união e o respeito às diferenças. Para tanto, além de definir e praticar uma ação extraordinária, eles devem convidar os de outras turmas a participar dela, expandindo-a para fora da instituição de ensino.

Visita ao Correio (12)Os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, convidaram os do 7º Ano a resgatar e reforçar os laços afetuosos que, por algum motivo, estão frouxos. Para isso, deveriam redigir uma carta, na qual expressariam seus sentimentos.

Após terem escrito as correspondências – que continham, também, um pedido de resposta – os educandos de ambos os segmentos de ensino deslocaram-se, juntos, à agência dos Correios, a fim de postá-las.

Páscoa Extraordinária (270)A atividade elaborada e desenvolvida pela 1ª Série do Ensino Médio, por sua vez, envolveu os educandos que compõem a turma A do 5º Ano do Ensino Fundamental. Intitulada “Páscoa Extraordinária”, ela objetivava arrecadar doces, junto à comunidade educativa, para montar cestas de Páscoa, que presenteariam alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Alfredo D’Amore.

Ao término da campanha solidária, foram coletadas guloseimas suficientes para reunir em mais de 160 cestos – que foram distribuídos, na quarta-feira (28). Além de receber os presentes, as crianças matriculadas do 1º ao 4º Ano participaram de um circuito de atividades, organizado e coordenado pelos estudantes promotores da iniciativa.

Realizado na instituição de ensino pública – para onde os educandos do Colégio Notre Dame foram levados pela empresa de ônibus Magnitur- ele possibilitou que os beneficiados desfrutassem, também, de momentos de diversão e confraternização.

Veja mais fotos: