Produção e apresentação de “Telejornais” complementam estudos teóricos
31 de maio de 2016 Notícias, Portal

Telejornal do 5º Ano (11)Quando alguém ouve uma história de ficção, escuta uma notícia radiofônica, lê um romance ou assiste a uma telenovela, está diante do mesmo gênero textual: a Narrativa, usada para contar histórias e para relatar acontecimentos reais ou fictícios , apresentados de forma oral, escrita, visual ou por meio de encenações.

Telejornal do 5º Ano (10)Após o estudo teórico dos tipos de Narrativa – Romance, Novela, Conto, Crônica, Fábula, Notícia, entre outros – e dos elementos que compõem o gênero textual – tempo, espaço, personagens, narrador e enredo -, os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida desenvolveram uma atividade prática, utilizando o jornal Joca – publicação da Editora Magia de Ler, destinada a crianças e jovens.

Para isso, inicialmente, os educandos deveriam explorar o periódico e escolher as três notícias que mais lhes chamaram a atenção. Elas, deveriam, então, ser narradas no caderno de textos e memorizadas, para que fossem apresentadas no “Telejornal do 5º Ano”, na aula seguinte.

Telejornal do 5º Ano (31)Durante ela, os estudantes se posicionaram como âncoras de telejornal e apresentaram as notícias retiradas do Joca, entre as quais se destacaram: “Brasil terá santuário de elefantes”, “Telefone mais barato do mundo”, “Coleira encontra cachorros” e “Menino afegão ganha camiseta de Messi”.

Além disso, depois de terem adaptado as notícias escritas para a linguagem oral, os educandos foram desafiados fazer o contrário: transformar relatos orais em escritos. Para tanto, em casa, cada um deveria assistir a um telejornal e registrar algumas informações, como o nome do programa escolhido, o dia em que foi assistido e a notícia que achou mais interessante, além de, claro, a narrar essa informação – o que também foi apresentado aos colegas.

Telejornal do 3º Ano

Telejornal do 3º Ano (13)Uma atividade semelhante foi desenvolvida pelos matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental. Eles também fizeram a leitura do Joca e escolheram três notícias para que fossem registradas e apresentadas no “Telejornal do 3º Ano”. Os objetivos dessa tarefa, porém, foram o estímulo à produção textual, à memorização e à expressão oral, o exercício das regras de pontuação e de acentuação e o incentivo à leitura, à curiosidade e ao interesse pela informação.