Preparo de Iogurte Natural complementa o estudo sobre Fungos e Bactérias
29 de abril de 2015 Notícias

Os fungos são seres vivos formados por uma ou muitas células e que não produzem o seu próprio alimento. A maioria das suas espécies vive no solo, nutrindo-se de restos de plantas e animais, porém, outras, alimentam-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas, além do apodrecimento de frutas e verduras.

Iogurte Natural (15)As bactérias são, por sua vez, seres vivos microscópicos formados de uma única célula e invisíveis a olho nu, por isso, nem sempre é possível notar a presença delas. Estão, contudo, em praticamente todos os lugares do planeta: no ar, na água, no solo e no corpo de outros seres vivos.

É comum perceber a presença de fungos em pães, queijos, frutas e legumes, pois ao se alimentarem, eles liberam substâncias digestivas que alteram o aspecto e o odor dos alimentos, formando os bolores ou mofos. A ação das bactérias, por outro lado, não é tão conhecida, mas, entre suas finalidades, estão a produção de alguns alimentos, como queijo, iogurte e vinagre.

Iogurte Natural (1)Após os estudos teóricos sobre os fungos e bactérias, na disciplina de Ciências, os estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida prepararam, com o objetivo de visualizar a ação das bactérias, uma receita de iogurte natural.

Utilizando leite e iogurte natural, as turmas acompanharam o preparo do alimento e verificaram a consistência da mistura em dois momentos: assim que foi feita e após a ação das bactérias, durante 12 horas de conservação da receita em uma caixa térmica.

Por fim, todos saborearam o iogurte natural em aula.