Palestra propõe reflexão sobre o uso das múltiplas linguagens no processo educativo
30 de junho de 2020 Notícias, Portal
Encontro de formação - 30 de junho - Destaque

Nesta terça-feira (30), o corpo docente das instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame no Rio Grande do Sul esteve novamente reunido, de forma remota, para refletir sobre as práticas de sala de aula adotadas no modo on-line.

imagem 4Integrando a programação dos Encontros de Formação Pedagógica – que envolvem os educadores do Colégio Notre Dame Aparecida, do Colégio Notre Dame Passo Fundo, da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel e da Escola Notre Dame Menino Jesus -, a palestra foi ministrada pelo diretor acadêmico da Fundação Santillana, Miguel Thompson.

Durante ela, o convidado defendeu o emprego das múltiplas linguagens no processo educativo, propondo a elaboração de narrativas como método para a construção das didáticas de ensino. “Nossa função não é a de levar informação, mas a de organizar o mundo em scripts que façam sentido: é gerar conhecimento a partir de histórias”, enfatizou. O palestrante destacou, ainda, a atuação do docente como ser reflexivo e observador, que busca ideias e soluções nas suas relações sociais e convida os estudantes a serem parceiros no processo de construção de saberes.

Além disso, aconselhou os espectadores a aproveitar o potencial das novas tecnologias e dos novos campos de comunicação, encontrando, neles, diferentes possibilidades de ensino, a fim de manter a atenção do estudante e estimular a sua capacidade criatividade e reflexiva, além de promover a sua autonomia.

Miguel também interagiu com os educadores, propondo-lhes tarefas e possibilitando que compartilhassem suas vivências e inquietações, antes que eles participassem das dinâmicas idealizadas pela Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica da instituição em que atuam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>