Outubro Rosa no Colégio Notre Dame Aparecida
30 de setembro de 2015 Notícias

Ação informativa acontecerá na próxima sexta-feira (02), com o objetivo de alertar sobre a prevenção, a detecção e o tratamento do câncer de mama

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta o câncer de mama como o segundo tipo mais frequente entre as mulheres em todo o mundo, respondendo por 25% dos novos casos a cada ano. O diagnóstico tardio é um dos principais fatores do alto índice de mortalidade da doença no Brasil. Somente em 2013, esse tipo de neoplasia fez 14.388 vítimas no país.

Porém, quando o tumor é detectado precocemente, a possibilidade de tratamento e a probabilidade de cura aumentam consideravelmente. O que justifica a importância do autoexame e da mamografia, tão estimulados nas campanhas informativas e de prevenção ao câncer, intensificadas no mês de outubro.

Outubro Rosa é o nome dado ao movimento de amplitude mundial, criado nos Estados Unidos e que objetiva informar e conscientizar acerca do câncer de mama e da importância de diagnosticar o tumor em sua fase inicial, aumentando, assim, as chances de recuperação. Realizado em vários países, o movimento remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença.

Somam-se às instituições que realizam este alerta, as escolas mantidas pela Congregação de Nossa Senhora no Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (02), pelo terceiro ano consecutivo o Colégio Notre Dame Aparecida promoverá uma ação informativa, aberta ao público, a fim de alertar sobre a prevenção, a detecção e o tratamento da doença que, até o final de 2015, em escala nacional, deve ter mais de 57 mil novos casos diagnosticados.

A programação do evento conta com uma minifeira de saúde realizada na Praça Albino Hillebrand, em parceria com o Hospital Notre Dame Júlia Billiart, de Não-Me-Toque, além de apresentações artísticas e mateada pela saúde e prevenção ao câncer, com início às 17h30min. Além disso, nesta noite, a fachada do prédio da instituição será iluminada na cor rosa.

No local do evento também serão vendidas camisetas do Outubro Rosa, a R$ 20,00. O valor integral arrecadado será repassado à Liga Feminina de Combate ao Câncer.