Orientação Profissional possibilita aos estudantes aproximação com o cotidiano das carreiras de seu interesse
2 de junho de 2016 Notícias, Portal

Orientação Profissional (14)O fim do Ensino Básico é marcado por uma série de dúvidas e desafios. Isso porque, com os processos seletivos para ingresso no Ensino Superior se aproximando e diante de um mercado de trabalho, a cada dia mais, exigente, os estudantes concluintes sentem-se pressionados a escolher uma profissão para seguir e um curso para capacitá-lo.

Pensando nisso, o Colégio Notre Dame Aparecida inclui, em suas metodologias de ensino e de avaliação, a preparação para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seja por meio da multidisciplinaridade presente na abordagem dos conteúdos programáticos, das Atividades Diversificadas propostas para que o conhecimento seja aplicado na prática ou das provas trimestrais e do Simulado preparatório para o Enem, que imitam o método adotado pela prova nacional.

Orientação Profissional (16)Além disso, o educandário procura auxiliar os adolescentes no seu processo de escolha profissional, apresentando a eles as possibilidades que o mercado oferece e fornecendo informações concretas sobre elas. O Projeto de Orientação Profissional, promovido pela Orientação Educacional, em conjunto com a Coordenação Pedagógica do Ensino Médio, e desenvolvido há três anos, é o meio pelo qual as carreiras são apresentadas aos educandos. Para isso, ele promove rodas de conversa entre os estudantes e profissionais que atuam em diferentes áreas – sugeridas pelos próprios jovens.

Orientação Profissional (25)Na manhã de quarta-feira (01), o médico urologista Gilberto Carlos do Amaral, o engenheiro civil Cleiton dos Santos, e a jornalista Aline Schuster relataram suas impressões sobre as três áreas de atuação, as experiências das suas rotinas de trabalho e as facilidades e dificuldades de suas ocupações, além dos desafios e das oportunidades percebidas no mercado de trabalho. Contaram, também, curiosidades e histórias que marcaram suas vidas profissionais e os motivos que os levaram a escolher tal carreira.

Orientação Profissional (38)Além disso, os convidados salientaram algumas posturas que determinam o sucesso de qualquer profissional, independentemente da área de atuação, como a dedicação e a atualização constante dos conhecimentos. Segundo eles, o estudo é essencial em todas as fases da vida profissional, desde as tentativas de ingresso no Ensino Superior, durante a graduação e, inclusive, após a conquista do diploma.

Após os relatos, os estudantes puderam fazer questionamentos e sanar suas dúvidas sobre as profissões em questão.