Obras literárias inspiram reflexões e atividades práticas
4 de maio de 2015 Notícias

Nível III (32)O mês de abril for marcado pelo encontro dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida com a escritora Léia Cassol. Durante a atividade, as turmas tiveram a oportunidade de conhecer a autora, também chamada de “a menina do cabelo roxo”.

Antes e depois do encontro, no entanto, os educandos participaram de diferentes atividades inspiradas pelas obras da escritora. As turmas de Nível III da Educação Infantil, por exemplo, utilizaram os livros “Imaginação” e “Um Passarinho Chamado Mario” como ponto de partida para uma reflexão sobre o mundo onde vivem.

Nível III (21)Após a leitura de “Imaginação”, os estudantes da turma A confeccionaram, com a ajuda dos familiares, as suas “bolhas pessoais”, como sugere a narrativa. Dentro dessas “bolhas”, eles destacaram as suas percepções sobre o mundo, respondendo às questões: Como você enxerga o mundo? Existe algo que gostaria de mudar ao seu redor? Melhorar? Algo que queira dividir? As respostas poderiam ser representadas na forma de desenhos, recortes, imagens, fotos e palavras, conforme a imaginação e a criatividade de cada criança.

Nível III (13)No livro “Um passarinho chamado Mario”, a escritora narra a vida do poeta Mario Quintana. Ao retratar sua morte, contudo, ela o transforma em pássaro, de modo que, mesmo após o fim da sua vida humana, ele continua a espalhar suas poesias pelo mundo. A partir da leitura da obra e inspirados no tema “Por um mundo melhor”, os estudantes do Nível III B foram desafiados a, também com o auxílio dos responsáveis, criar seus próprios poemas, .

Depois de prontos, os trabalhos foram expostos na instituição de ensino.