O papel do professor na formação da subjetividade é tema de Reunião Pedagógica
29 de maio de 2015 Notícias, Portal

No último sábado (23), os professores do Colégio Notre Dame Aparecida participaram de uma reunião pedagógica com a psicanalista Vivian Nolasco, que explanou sobre o tema “A importância do professor na constituição da subjetividade humana”.

Reunião Pedagógica (9)Partindo das preocupações e dificuldades encontradas pelos educadores em sala de aula, Vivian falou sobre a necessidade de compreender as particularidades de cada estudante para, então, encontrar soluções para as adversidades e fazer as intervenções que vão contribuir para o crescimento do sujeito. Segundo ela, o professor é responsável por todos os estudantes, independentemente da postura que cada um tem na escola.

A psicanalista destacou, ainda, que assim como o professor ensina conforme o seu contexto de vida, o educando também chega à sala de aula repleto de vivências e experiências que influenciam na forma como ele aprende e se relaciona.

Além disso, tudo o que a criança ou jovem absorve do seu educador, contribui para a sua formação pessoal, seja positivamente ou negativamente. Por isso, a escola também se configura como um espaço de construção de subjetividade e não apenas de ensino didático, transmissão de conhecimentos teóricos e preparação para o mundo acadêmico.