Novo Projeto Literário é apresentado aos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio
29 de junho de 2017 Notícias, Portal

Foi lançado, na manhã de terça-feira (27), o Projeto Literário que será desenvolvido, no segundo trimestre letivo, pelos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Notre Dame Aparecida.

Projeto de leitura (19)No primeiro trimestre, coordenadas pelos educadores da área de Linguagens, as turmas realizaram atividades de incentivo à leitura que culminaram em um Piquenique Literário. Agora, o projeto será conduzido pelos professores de Ciências Humanas, que incentivarão, através do estudo de filmes, a reflexão sobre  temas que norteiam as relações humanas e a vivência em sociedade: a Ética e a Moral.

Durante a apresentação do projeto, a proposta de refletir sobre o assunto foi lançada, por meio da leitura e explicação de trechos do livro “Ética para o meu filho”, de Fernando Savater. A obra relata a capacidade que o ser humano tem de escolher entre o bem e o mal, entre fazer o certo ou o errado. Essa liberdade de escolha é o que difere as pessoas dos animais, por exemplo, já que esses agem por instinto.

Assim, se as ações dos indivíduos são direcionadas por suas escolhas, se eles podem optar em fazer o certo ou o errado, por que há tanta corrupção, maldade e discriminação no mundo?

Projeto de leitura (4)Esse e outros questionamentos deverão ser respondidos pelos educandos durante o desenvolvimento do projeto literário. Além da análise dos filmes, eles deverão fazer, também, leituras de artigos científicos que abordam o tema, com o intuito de embasar teoricamente os trabalhos.

Esse processo de análise e estudos deverá ser descrito em um diário de bordo, que irá compor a avaliação final da atividade, juntamente com a apresentação do trabalho em um seminário e a produção de um vídeo relacionando o filme analisado aos conceitos de ética e moral aprofundados.

No fim do trimestre, então, os dois melhores vídeos de cada turma serão exibidos em um evento que reunirá os educandos dos dois segmentos de ensino.