No primeiro dia de aula, estudantes traçam objetivos para o ano letivo de 2015
18 de fevereiro de 2015 Notícias, Portal

O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás das nuvens. O girassol está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza. Saber captar o lado luminoso da vida significa aprender a valorizar tudo de bom que acontece e a ser grato por isso. Assim como o girassol que sempre se volta para o sol, como estudante, o que você busca para 2015? E como turma?

Foi esta reflexão e estes questionamentos que nortearam as atividades do primeiro dia de aula no Colégio Notre Dame Aparecida, na manhã desta quarta-feira (18). No início do dia, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio foram recepcionados no pátio do Colégio com abraços e desejos de boas vindas. Após, acompanhados dos professores, foram direcionados para as salas de aula, onde realizaram dinâmicas de apresentação.

Reunidos no auditório, as turmas participaram de um momento de espiritualidade e orações. Na oportunidade, o Padre João Gheno Neto contou um pouco da história do Colégio Notre Dame Aparecida que, em 2015, comemora 85 anos. Em seguida, os educandos receberam a benção das cinzas, por ser Quarta-feira de Cinzas, data que marca o primeiro dia da Quaresma.

Na sequência, a diretora da instituição, Irmã Iris Marcolin, acolheu os educandos e apresentou a equipe diretiva e de coordenação, professores, funcionários e as religiosas que compõem a comunidade educativa Notre Dame Aparecida.

Volta-às-aulas-18Depois do intervalo, em sala de aula, a partir de um texto sobre o girassol – que escolhe estar sempre voltado para o sol – e com base na música “Girassol”, da banda Cidade Negra, os educandos foram estimulados a focalizar o lado melhor, mais bonito, luminoso e vibrante das coisas que acontecem em suas vidas. A apreciar e agradecer o carinho, o afeto, os gestos de atenção e delicadeza. A lembrar do girassol sempre que estiverem desanimados, revoltados ou deprimidos.

Após, receberam a tarefa de refletir sobre os objetivos e metas que, individualmente e em grupo, querem alcançar durante o ano que inicia. Finalizada a reflexão, os desejos e compromissos foram escritos em “pétalas de girassol” e, no fim da manhã, foram apresentados às demais turmas. A mesma atividade será realizada com as turmas do turno da tarde, professores e funcionários. Com todas as pétalas reunidas, será formado o girassol dos 85 anos do Colégio Notre Dame Aparecida, flor que dá nome ao jubileu comemorado pela instituição em 2015.

Volta-às-aulas-267O girassol será fixado no pátio da escola para que, a cada dia, todos lembrem de suas metas para o ano e procurem transformá-las em atitude, individualmente e juntamente com a turma. Para encerrar as atividades do primeiro dia de aula, for proporcionado aos estudantes um momento de integração, ao som da Banda Full House.

Ainda nesta quarta-feira (18), serão realizadas as reuniões com os pais dos estudantes da Educação Infantil, às 18h30min, e com os pais dos estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, às 19h30min. Os estudantes do Nível II e Nível III da Educação Infantil e do 1º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental I retornam às aulas nesta quinta-feira (19), às 7h30 no período da manhã e às 13h20 no turno da tarde. Já as turmas do Maternal, Júnior e Nível I da Educação Infantil iniciam às aulas na segunda-feira (23).