No primeiro dia de aula, estudantes são desafiados a tornar o mundo melhor
16 de fevereiro de 2016 Notícias, Portal

Volta às aulas - Manhã (1)Era 7h30min de segunda-feira (15), quando o sinal, que tradicionalmente é ouvido no início das aulas, voltou a a ressoar nos corredores do Colégio Notre Dame Aparecida, anunciando o começo de mais um ano letivo. Entusiasmados, os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio adentraram ao auditório da instituição de ensino, onde foram acolhidos pela diretora, Irmã Iris Marcolin.

Volta às aulas - Manhã (23)Após as boas vindas, em uma “falsa palestra”, ministrada por dois professores desconhecidos até então – Bruna Anacleto e Diego Baccin, ambos professores de História, que ingressaram no corpo docente do Colégio este ano -, os educandos foram instigados a refletir sobre os locais onde constroem as suas próprias histórias, onde vivenciam momentos marcantes e onde aprendem, se divertem e convivem com os amigos. Entre esses lugares, está a escola, um ambiente constituído, especialmente, por pessoas: estudantes, funcionários e educadores.

Volta às aulas - Manhã (86)E foram justamente os docentes, que, na sequência, tomaram o palco e, em encenação, por alguns minutos, fizeram o papel de estudantes. Depois da representação, cada educador foi convidado a explicar às turmas de que forma o seu trabalho e a sua disciplina contribuem para a construção de um mundo melhor. A mesma pergunta, então, foi direcionada aos educandos: “O que vocês estão fazendo e o que podem fazer para tornar o mundo melhor?”.

Para fazê-lo, concluíram, é necessário, inicialmente, tornar as pessoas que habitam esse mundo melhores, afinal, a mudança precisa partir de dentro de cada um. É essencial transformar pensamentos, reforçar valores, conscientizar sobre a importância da preservação da natureza e, inclusive, cuidar da saúde do corpo.

A partir dessa reflexão e com base no tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, os estudantes foram instigados a cuidar do meio ambiente, das pessoas a sua volta e de si próprios. Volta às aulas - Manhã (270)Por isso, após as análises, os estudantes foram estimulados a levantar das cadeiras e participar de uma ginástica com pitada de descontração e humor.

Por fim, nas salas de aula, eles deveriam trabalhar em equipe para criar Flash Mobs de músicas que transmitissem mensagens positivas, pois, para que o mundo seja melhor, também é preciso que todos trabalhem em conjunto. As coreografias foram apresentadas às demais turmas no final da manhã.

Acesse a galeria de fotos do primeiro dia letivo: