Para celebrar o Dia do Índio, Colégio Notre Dame Aparecida recebe estudantes de escola indígena
19 de abril de 2018 Notícias, Portal

Instituído em 1943, com o intuito de valorizar e preservar as tradições e a identidade dos indígenas, reiterando a sua importância para a formação histórica e cultural do Brasil, o Dia do Índio é celebrado, anualmente, em 19 de abril.

Dia do Índio (23)Para marcar esta data comemorativa, o Colégio Notre Dame Aparecida convidou alunos da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Kamẽ Mré Kanhru Krẽ, localizada junto à comunidade indígena Kaingang Váycupry, para socializar informações sobre a cultura e o modo de vida dos primeiros habitantes do país.

Durante a visita, realizada na quarta-feira (18), os educandos matriculados no Nível III da Educação Infantil e do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental participaram, inicialmente, de conversa com a docente de História do Colégio, Bruna Anacleto. Ela, que, desde 2011, desenvolve um projeto de apoio, reconhecimento e valorização da cultura indígena, relatou sua experiência e destacou a importância de respeitar as tradições dos povos indígenas – presentes em todos os estados brasileiros.

Bruna descreveu, também, o dia a dia em uma comunidade indígena, abordou a existência de diferentes tribos e comentou sobre a organização das aldeias, além da alimentação, das festividades, da caracterização – por meio de vestimentas, adornos e pinturas corporais – e da produção de artesanato. “As crianças indígenas brincam das mesmas brincadeiras que vocês, comem os mesmos alimentos, frequentam a escola… Por isso, eu quero que vocês lembrem sempre: não importa a cor da pele, do cabelo ou a estatura, todas as pessoas são iguais e merecem o nosso respeito”, destacou.

Dia do Índio (76)Em seguida, o professor da escola indígena, Adilson Jacinto, salientou a importância de estudar a história dos índios através dos livros, mas, também, enfatizou que é preciso conhecer e valorizar a cultura dos povos. O educador, ainda, ressaltou seu orgulho em ser brasileiro, alertou para a necessidade cuidar do meio ambiente e parabenizou o Colégio por prestigiar a cultura Kaingang.

Por fim, no palco do Auditório escolar, crianças e jovens indígenas – pertencentes ao grupo de danças da Kamẽ Mré Kanhru Krẽ – apresentaram coreografias e músicas típicas da sua cultura.

Dia do Índio (213)Dessa maneira, a atividade aproximou os estudantes Notre Dame do povo indígena, promovendo uma troca de conhecimentos que se reflete em bagagem cultural e respeito.  Afinal, como comenta a docente responsável pela turma B do 3º Ano, Jaqueline Nascimento, comemorar o Dia do Índio pintando o rosto e fazendo cocares seria subestimar a a riqueza cultural e a importância desse povo. “Percebemos que a valorização das nossas raízes deve ser incentivada desde a infância. Por isso, nós, educadores, temos o dever ético e moral de fazê-lo, através, não somente de conteúdos, mas de atitudes e valores”, afirma.

Veja mais fotos: