Monitoras da Educação Infantil participam de Encontro de Formação Continuada
27 de julho de 2017 Notícias

Encontro Monitoras (7)As universitárias que atuam como auxiliares das docentes, na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida, participaram, na terça-feira (25), de Encontro de Formação de Continuação.

Durante a abertura da capacitação, a psicopedagoga Andrea de Mello Lopes – que a planejou e coordenou – propôs que o grupo refletisse sobre o vídeo intitulado “Ubuntu”. Produzido por Thiago Rodrigo, ele ressalta a importância do amor ao próximo, de atuar coletivamente, da humanidade, do respeito, da solidariedade e do trabalho em conjunto. Afinal, de acordo com Thiago, a palavra “Ubuntu”, que identifica uma filosofia e uma antiga ética africana, significa “sou quem sou porque somos todos nós”.

Encontro Monitoras (30)Em seguida, por meio de dinâmica utilizando quebra-cabeças, foram evidenciadas algumas das competências essenciais dos seres humanos – benevolência, comprometimento, comunicação, inovação, liderança, organização, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e visão sistêmica – e a relação delas com o trabalho desenvolvido pelas jovens.

Uma conversa sobre cuidado e empatia para com as crianças deu continuidade à atividade. “Nesse momento, foi destacada a importância do trabalho de monitoria na Educação Infantil, além de ser reforçada a responsabilidade educativa que essas universitárias possuem, pois, são o ponto de referência de acolhimento, ternura e segurança dos estudantes”, explica a psicopedagoga.

Por fim, as auxiliares refletiram sobre o texto bíblico “Jesus e as Crianças” e sobre a música “Cuida de Mim”.

Veja mais fotos: