Meu primeiro caderno
25 de agosto de 2015 Notícias, Portal

Primeiro caderno - Nível III B (44)O início da fase escolar é o um período de grandes descobertas e emoções. É nesta época que se formam os primeiros vínculos de amizade, que se aprende a escrever o nome das pessoas queridas e que se desenvolvem as noções básicas de convivência, como o respeito, a importância de dividir e de se importar com o outro. Poucas alegrias, porém, se comparam àquela sentida quando se ganha o primeiro caderno.

Primeiro caderno - Nível III A (64)Foi justamente esta alegria que tomou conta dos estudantes do Nível III da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida, na última semana, quando encontraram seus primeiros cadernos, após a “Caçada do Saber”. Durante a atividade, as crianças procuraram por pistas, escondidas em diferentes ambientes da escola, de onde os cadernos poderiam estar. Depois de passarem por vários espaços, as turmas, finalmente, encontraram-nos na Brinquedoteca.

Primeiro caderno - Nível III A (88)Com o objetivo de preparar os estudantes para o início do Ensino Fundamental, o Colégio trabalha o letramento desde os primeiros níveis da Educação Infantil. Dessa forma,  o processo no qual a ludicidade dá espaço ao conhecimento do alfabeto e ao exercício da leitura e da escrita, se dá de forma natural e prazerosa. Por isso, já no Nível III, os estudantes têm o primeiro contato com alguns temas abordados no 1º Ano do seu novo curso, como o modo correto de usar o caderno.

Primeiro caderno - Nível III B (83)Por meio do projeto “Meu Primeiro Caderno”, as crianças compreendem o uso desta ferramenta tão essencial para a aprendizagem, desde a sucessão das folhas e a frente e o verso, passando pelo espaço da linha e a escrita da esquerda para a direita, até a importância desta forma de registro.

O envolvimento da família neste processo é fundamental. Por isso, os pais receberam a tarefa de enfeitar a capa do caderno de seus filhos. Além disso, foram incumbidos de ressaltar a importância da ferramenta e de incentivar a sua utilização da melhor forma.