Metodologias e práticas do ensino on-line são abordadas durante Encontros de Formação Pedagógica
29 de junho de 2020 Notícias, Portal
Encontros de formação (1)

A fim de promover a reflexão acerca da realidade imposta pela pandemia de Covid-19 às instituições de ensino, visando à qualificação das suas práticas pedagógicas, as mantidas pela Rede de Educação Notre Dame no Rio Grande do Sul – Colégio Notre Dame Aparecida, Colégio Notre Dame Passo Fundo, Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel e Escola Notre Dame Menino Jesus – estão promovendo, nesta semana, uma intensa formação continuada.

Encontros de formação (1)Na manhã desta segunda-feira (29), por exemplo, a programação voltada aos docentes incluiu atividades promovidas por cada escola, além de uma palestra sobre a adoção de metodologias ativas no ensino não presencial.

Ministrada pela diretora acadêmica da Editora Moderna, Solange Petrosino, ela oportunizou a análise dos desafios inerentes à educação intermediada pelas plataformas digitais, com foco, especialmente, na aplicação de tais metodologias.

Conforme salientou a palestrante, ainda que o contexto seja novo, cada uma das atividades de ensino propostas pelos educadores segue sendo norteada por uma intenção pedagógica específica, visando ao desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico das crianças e dos adolescentes.

Solange reforçou, ainda, o papel dos docentes como mediadores do processo de aprendizagem, atuando como curadores de informações capazes de promover a compreensão dos conteúdos, além de fomentar a competência de relacionar dados e ler o mundo, estimulando, assim, que a construção do conhecimento se dê de forma autônoma.

A convidada também possibilitou que os educadores compartilhassem vivências e apresentassem questionamentos acerca do ensino não presencial – que será debatido, novamente, na sequência dos Encontros de Formação Pedagógica.

Palestra enaltece a importância de preservar os vínculos afetivos entre educadores e educandos:

Encontros de formação (3)Direcionada exclusivamente ao corpo docente do Colégio Notre Dame Aparecida, a palestra intitulada “Competências Socioemocionais – a urgência do afeto para a aprendizagem” ressaltou a importância de preservar, durante o período de suspensão das atividades escolares presenciais, os vínculos entre educadores e educandos.

Ministrada pela especialista pedagógica da Editora SM, Daniela Pedra Mattos, ela evidenciou que é preciso transcender as telas, entrando na casa do estudante, de forma virtual, sem perder a humanidade. Somente desse modo, conclui, o aprendizado será, de fato, significativo.

Planejamento para o novo semestre letivo:

A programação deste primeiro dia de formação continuada oportunizou, ainda, que os docentes do Colégio Notre Dame Aparecida se reunissem conforme a etapa de ensino em que atuam, a fim de planejar, virtualmente, estratégias e atividades de ensino que serão implementadas no restante do ano letivo.

Uma opinião sobre “Metodologias e práticas do ensino on-line são abordadas durante Encontros de Formação Pedagógica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>