Juventude Notre Dame participa de encontro regional
5 de novembro de 2015 Notícias

Dia de integração entre os estudantes Notre Dame que integram os grupos gaúchos de Pastoral Escolar aconteceu no distrito de São Miguel, em Passo Fundo

Um dia de reflexão, integração e aprendizado: assim pode ser definida a sexta-feira (30) para os estudantes gaúchos que fazem parte da Juventude Notre Dame, atividade extracurricular – oferecida pelas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame – que propõe a experiência da fé e da espiritualidade cristã aos educandos de 7º Ano do Ensino Notre-Dame (9)Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Isso porque, naquela ocasião, os adolescentes engajados na Pastoral Escolar participaram da segunda edição do Encontro Regional da atividade. Além de servir como preparação para o Encontro Nacional da Juventude Notre Dame – que será realizado em setembro de 2016 -, o evento possibilitou o compartilhamento de experiências e a avaliação das ações desenvolvidas ao longo de todo o ano, marcando o encerramento do ano letivo.

Reunidos no Sítío São Miguel – espaço mantido pelas instituições de ensino gaúchas que integram a Rede, no distrito passofundense que leva o mesmo nome, – os estudantes dos Colégios Notre Dame e Notre Dame Aparecida e da Escola Notre Dame Menino Jesus participaram de momentos nos quais o protagonismo juvenil foi evidenciado. Afinal, todas as atividades do encontro, desde a Notre-Dame (31)acolhida até o encerramento, foram organizadas por eles próprios.

Durante a manhã, depois da recepção dos participantes, cada grupo de Pastoral apresentou aos demais quais foram as iniciativas desenvolvidas nos meses anteriores. Entre elas, as que mais sensibilizam os estudantes, conforme a agente de Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame, Geovana da Silva, são os encontros de formação, realizados semanalmente, e as ações sociais, nas quais os grupos visitaram entidades que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Praticar o bem é, também, o grande motivador dos jovens que optam por integrar a Juventude Notre Dame, conforme justifica a estudante do Colégio Notre Dame Aparecida, Kimberli de Souza. Integrante do grupo desde o início de 2015, ela percebe que ter participado de ações solidárias em entidades assistenciais de Notre-Dame (33)Carazinho, fez com que ela percebesse que pode fazer a diferença no mundo.

O mesmo sentimento é compartilhado pela estudante da Escola Notre Dame Menino Jesus, Julia Grazziotin. Ela afirma que, desde que começou a integrar a Juventude Notre Dame, se sente mais confiante e sua autoestima melhorou.

À tarde, os jovens participaram de dinâmicas e de momentos de integração, propostos com o intuito de fortalecer os vínculos de amizade criados ainda na primeira edição do Encontro Regional – realizado no início do ano letivo, a fim de motivar o engajamento e planejar ações. Durante o evento que reuniu cerca de 60 jovens dos três educandários, eles também refletiram sobre o que significa, para cada um, fazer parte da Juventude Notre Dame.