Jogos Olímpicos de 2016 inspiram projetos de pesquisa
1 de abril de 2016 Notícias, Portal

De 05 a 21 de agosto, o Rio de Janeiro será sede do maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpicos. Durante os 17 dias da competição, a primeira realizada na América Latina, serão disputadas 306 provas – 161 masculinas, 136 femininas e 9 mistas -, em 42 modalidades esportivas. As Olimpíadas vão reunir, ao todo, 10,5 mil atletas, representantes de 206 países.

Inspirado pelo acontecimento esportivo e pelos valores propagados por ele – de união, respeito e amizade entre os povos -, o Colégio Notre Dame Aparecida planejou a edição de 2016 da Semana Cultural, promovida pela instituição de ensino a cada dois anos.

Como parte da atividade pedagógica, apresentada aos estudantes matriculados do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio na manhã de quarta-feira (30), serão promovidas as Olimpíadas do Conhecimento. Com formato de uma competição, disputada por equipes e em modalidades distintas, a final desses jogos vai acontecer em julho, durante a realização da Semana Cultural.

Até lá, contudo, vão ser disputadas as provas seletivas das 19 modalidades: os temas de pesquisa, formulados a partir da reflexão proposta pelo tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 – “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” – e de acordo com as áreas do conhecimento – Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

A preferência dos estudantes pelas temáticas e o segmento de ensino no qual estão matriculados são os critérios de formação das equipes competidoras. Do 5º Ano à 3ª Série, por exemplo, foram criadas 14 modalidades. Já, do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental, cada segmento vai desenvolver uma investigação diferente, enquanto todos os educandos da Educação Infantil vão produzir um único trabalho.

A partir da composição das equipes (encerrada em 12 de abril, quando vão acontecer as inscrições para as 14 modalidades destinadas aos educandos do 5º Ano à 3ª Série), com orientação dos educadores responsáveis pelos temas de pesquisa, elas serão divididas em pequenos grupos, que vão “disputar” a primeira prova: a elaboração de projetos de pesquisa sobre a temática escolhida. Eles deverão ser entregues à Coordenação Pedagógica do nível de ensino, em 05 de maio.

Depois da conclusão da pesquisa, as equipes vão iniciar o período de treinamento para as disputas. Nessa etapa, os orientadores devem indicar como serão realizadas as seletivas, além das regras de execução, de avaliação e de definição dos vencedores. Essas provas vão acontecer em junho, a fim de classificar os estudantes para as finais das modalidade. A grande decisão acontecerá de 05 a 08 de julho, no período da noite, e será aberta ao público.


 

Confira o Cronograma de Atividades.