Jogos interativos reforçam saberes sobre as letras e os números
27 de outubro de 2016 Notícias

Nível III - JOGOS (15)Os estudantes matriculados no Nível III da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida iniciaram, ainda no primeiro semestre letivo, o estudo do alfabeto.

Na sequência, quando já conheciam, de forma detalhada, cada uma das letras, começaram a compreender como acontece a formação das palavras.

Com o intuito de tornar esse aprendizado mais lúdico, interativo e divertido, os educandos criaram diferentes tipos de jogos, que, quando disputados, reforçavam a identificação das letras, esclareciam a composição das sílabas e, consequentemente, a formação das palavras, além de estimular a relação entre elas e os objetos.

Nível III - JOGOS (75)Utilizando miolos de papel higiênico, por exemplo, cada estudante confeccionou três dados, por meio de dobradura. Em um deles, foram coladas figuras com suas respectivas denominações. Nas faces dos outros dois, foram descritas as sílabas que formavam tais substantivos.

Para brincar, então, os estudantes deveriam jogar o primeiro dado e, após visualizar a figura, encontrar, nos outros dois, as sílabas que compõem a palavra que dá nome à imagem.

Nível III - JOGOS (48)Eles também confeccionaram um jogo de boliche com garrafas PET. Nele, os “pinos” simbolizavam as letras do alfabeto. Por isso, ao derrubá-los, as crianças deveriam buscar, no ambiente, objetos cujos nomes iniciassem com as letras representadas por eles.

Esse mesmo jogo foi utilizado para reforçar saberes sobre os números. Durante a brincadeira, porém, os educandos deveriam contabilizar, em palitos de picolé, as quantidades descritas nos “pinos” atingidos pela bola.

Desse modo, além de enriquecer o aprendizado das letras e números, a confecção dos jogos estimulou a consciência ecológica, por meio da reutilização de materiais.

Veja mais fotos: