Integração entre projetos de leitura e de pesquisa enriquecem o estudo sobre os Biomas Brasileiros
30 de maio de 2017 Notícias, Portal

Os estudantes matriculados no Colégio Notre Dame Aparecida estão envolvidos, desde o início do ano letivo, em dois grandes projetos pedagógicos: um de incentivo à leitura e outro de fomento à pesquisa e à produção científica.

Do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental, contudo, eles foram integrados, com o objetivo de tornar a experiência das crianças mais rica, aprofundada e multidisciplinar. Para isso, os estudos acerca dos biomas brasileiros – tema central do seu projeto de pesquisa – foram norteados por obras literárias. “A árvore de Beto” -obra escrita por Ruth Rocha – contextualizou a construção de saberes, na turma B do 3º Ano, por exemplo.

Plantio de Pinhões (39)A narrativa sobre um menino que sonhava em ter uma árvore de Natal foi o ponto de partida para o estudo da Mata Atlântica – bioma que tem o Pinheiro Araucária como um dos seus símbolos. Por isso, além das atividades relacionadas à leitura, à interpretação e a socialização do livro – realizada na última semana -, os educandos pesquisaram sobre a fauna, a flora, as características e as regiões onde esse bioma se localiza.

Eles, assim como o personagem, também plantaram sua árvore, depositando pinhões em recipientes PET, para que as sementes de Araucária germinem, cresçam e possam, futuramente, ser plantadas na natureza.

Móbile de Pássaros (2)As crianças que compõem a turma A do 1º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, estudaram os biomas presentes no Rio Grande do Sul, com enfoque nos pássaros ameaçados de extinção, motivadas por “Mil pássaros pelos céus”, também da escritora Ruth Rocha.

Além de produzirem fichas de leitura, releituras com ilustrações e móbiles de pássaros, os estudantes pesquisaram o habitat, o tamanho, as cores, a alimentação e outras características das aves encontradas na fauna gaúcha.

Veja mais fotos: