Início dos estudos preparatórios para o VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame
23 de junho de 2016 Notícias, Portal

Preparativos encontrão (6)Proporcionar aos jovens momentos de aprendizagem, de espiritualidade, de convívio intenso, de construção do conhecimento e de partilha de saberes, marcados pela afetividade, pela diversidade de sotaques e culturas, pelo espírito de cidadania e pela vontade de contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e de paz: esse é o objetivo do VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame.

Com o tema “Força de Paz!”, o evento reunirá, em Passo Fundo, de 07 a 10 de setembro, mais de 700 educandos do 8º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, oriundos das escolas mantidas pela Congregação de Nossa Senhora no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além do Distrito Federal.

Durante o Encontro, os jovens vão participar de uma programação diversa, organizada em três turnos e da qual fazem parte oficinas inspiradas na obra literária “A Linha Negra”, escrita por Mario Teixeira.

Para que os estudantes do Colégio Notre Dame Aparecida participem expressivamente delas, nos próximos meses, eles serão envolvidos em atividades preparatórias, de análise dos elementos e das estruturas da narrativa.

Antes disso, claro, os inscritos no Encontro devem fazer a leitura do livro, que tem como cenário a Guerra do Paraguai e, por isso, relata tanto conflitos armados quanto conflitos internos dos personagens. Desse modo, a obra faz um contraponto com o tema central do evento e instiga a reflexão sobre a  validade das batalhas, sejam elas entre países ou entre pessoas, impulsionadas por convicções, por diferenças, por credos ou por sentimentos.

Preparativos encontrão (9)De acordo com a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, “A linha Negra”, apresenta um texto empolgante e uma história baseada em fatos reais, recheada de imaginação característica da literatura, além de ter sido premiada com o 1º lugar do Prêmio Jabuti 2015 – Categoria Juvenil.

“É um texto que traz diferentes perspectivas interdisciplinares de trabalho e que, certamente, vai prender a atenção dos nossos leitores do VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame. A obra traz temáticas que podem ajudar na reflexão que será feita no evento, com base em seus objetivos, uma vez que pontua situações de vida X morte; guerra X paz; coletivo X individual, evidenciando, ainda, os valores humanos em todas as ações dos personagens da obra”, salienta Claudia.

Os adolescentes, ainda, vão auxiliar na elaboração das oficinas que serão sugeridas à organização do evento, planejadas considerando-se as diferentes Áreas do Conhecimento.