Iniciam as atividades referentes ao novo projeto pedagógico para o Ensino Médio
23 de fevereiro de 2018 Notícias, Portal

Novo projeto Pedagógico EM (45)Com o intuito de estimular os adolescentes matriculados no Ensino Médio a aplicar os conteúdos teóricos em seu cotidiano, para que transformem, de fato, o conhecimento em ações que possam contribuir para a sua formação e para a construção de um mundo melhor, o Colégio Notre Dame Aparecida implementa, em 2018, um novo projeto pedagógico para o nível de ensino.

Embasada em quatro pilares – orientação para a escolha profissional, estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos, envolvimento social e autonomia de estudo – a iniciativa, que envolverá os estudantes em projetos práticos – que serão desenvolvidos semanalmente, em duas tardes – foi lançada nesta semana.

Novo projeto Pedagógico EM (20)Na quarta-feira (21), os educandos foram apresentados ao plano de criação dos clubes do conhecimento, que visam promover a autonomia de estudo, a responsabilidade, a liderança, a socialização e o desenvolvimento intelectual, por meio do aprofundamento de saberes sobre temas de interesse.

A implantação desses clubes será inteiramente realizada pelos adolescentes, que definirão, nos próximos encontros, as temáticas norteadoras dos estudos, os nomes, as regras e a organização dos grupos. A única exigência, porém, é que o objetivo geral de cada um deles responda ao questionamento: de que forma nosso conhecimento poderá contribuir para a construção de um mundo melhor?

Novo projeto Pedagógico EM (54)Já, no dia seguinte, aconteceu a primeira atividade com foco no desenvolvimento de projetos científicos – proposta que objetiva fomentar a realização de pesquisas, nas quais os adolescentes devem pensar soluções para questões do seu dia a dia e da sociedade em que estão inseridos.

Novo projeto Pedagógico EM (67)Como a iniciativa promoverá, também, a cidadania, o empreendedorismo, a liderança e o trabalho em equipe, no encontro inicial, os estudantes refletiram sobre o conceito de cooperação e aprenderam diferentes metodologias utilizadas no desenvolvimento de projetos. Além disso, foram desafiados a criar, em conjunto e com base nos estudos que ocorrerão quinzenalmente, o projeto de um espaço inteligente de conhecimento para o Ensino Médio – que será, realmente, construído no Colégio.

Intercaladas a essas atividades, acontecerão as de orientação vocacional – cujo objetivo é apresentar aos estudantes as inúmeras possibilidades de formação profissional disponíveis, para que, a partir disso, eles comecem a construir seu projeto de vida – e as de voluntariado – que devem instigá-los a aplicar seus saberes em prol da melhoria na qualidade de vida das pessoas beneficiadas, impactando positivamente a sociedade como um todo.