Gincana Pedagógica estimula a transformação do conhecimento em atitude
18 de outubro de 2016 Notícias, Portal

Gincana Pedagógica - Dia 1 (73)Os estudantes matriculados em todos os segmentos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Aparecida participaram, na última semana, da tradicional Gincana Pedagógica da instituição de ensino.

O evento – que, nesta edição, tinha como tema “Transformar conhecimento em atitude” – promove a integração entre as turmas, por meio da realização de tarefas esportivas, culturais e sociais, que visam despertar a criatividade, solidificar o espírito de equipe e de liderança e incentivar o cultivo de relações éticas e solidárias, entre os educandos.

Gincana Pedagógica - Dia 1 (7)Na manhã de quinta-feira (13), primeiro dia da disputa, as equipes – formadas por representantes do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio – participaram de um circuito de tarefas esportivas, realizado no ginásio de esportes do Colégio. Para isso, foram divididas em quatro subgrupos, conforme as habilidades dos integrantes. Cada grupo, então, realizou uma das quatro tarefas: a de basquete em cadeira de rodas, a prova de agilidade e precisão, o circuito esportivo com os olhos vendados e a prova “Misto Quente” – que exigiu agilidade, força, precisão, resistência e paciência.

Além disso, enquanto uma parte das equipes executava essas atividades, a outra deveria responder a questões teóricas sobre conteúdos das quatro Áreas do Conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.

Gincana Pedagógica - Dia 1 (212)No turno da tarde, a competição envolveu os educandos do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental, que realizaram as mesmas tarefas, porém com menor nível de dificuldade e orientados pelos estudantes mais velhos. Enquanto as crianças brincavam, os adolescentes eram avaliados quanto à organização da sua equipe e à atenção, à cordialidade e à gentileza para com os pequenos, entre outros quesitos.

Gincana Pedagógica - Dia 14 (152)Nesse mesmo dia, as equipes receberam a lista de tarefas que deveriam ser executadas na manhã de sexta-feira (14): uma paródia sobre o tema da Cantata Natalina de 2016, uma coreografia animada e uma apresentação livre sobre o tema “Cuidado com a vida do planeta e do outro”.

Durante as apresentações desses números artísticos, realizadas no auditório da instituição de ensino, uma comissão de educadores foi incumbida de avaliar critérios como obediência ao tema e ao tempo pré-estabelecido, além de presença artística, animação e organização.

Gincana Pedagógica - Dia 14 (339)Na mesma manhã, as equipes participaram da “Esteira de Perguntas”, uma prova na qual deveriam responder a questões de conhecimentos sobre diferentes temas, elaboradas conforme os níveis de ensino.

A Gincana contou, ainda, com uma tarefa solidária, que consistia na arrecadação de alimentos e fraldas geriátricas. Eles serão destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social, para que, assim, cheguem até quem necessita.

Acesse a galeria de fotos: