Gincana Pedagógica estimula a integração entre os estudantes
29 de outubro de 2018 Notícias, Portal

Dia D (7)Os estudantes matriculados do 4º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Aparecida participaram, durante o mês de outubro, da Gincana Pedagógica 2018.

Organizada pelo Grêmio Estudantil da instituição de ensino, a atividade visou promover a integração entre os educandos, enquanto despertava a criatividade, exercitava a responsabilidade social, incentivava o cultivo das relações éticas e solidárias e solidificava o espírito de coletividade e a habilidade de liderança.

Para isso, as 12 equipes participantes foram desafiadas a cumprir tarefas artísticas, culturais, de conhecimentos gerais, desportivas,  pedagógicas e recreativas – inspiradas no tema “Personagens Animados” e no slogan “Transformar conhecimento em atitude”.

Tarde esportiva (38)Entre elas, estavam, por exemplo, a “Esteira de Perguntas” – prova na qual os educandos responderam questões sobre temas diversos. Os competidores, ainda, apresentaram experimentos científicos elaborados a partir de conceitos estudados em aula, confeccionaram pontes de palitos de picolé capazes de sustentar 20 quilos e de vencer um vão livre de 50cm e participaram de um circuito de atividades esportivas – que exigiu deles agilidade, coordenação motora, equilíbrio e trabalho em equipe.

Além disso, na quinta-feira (25), eles desfilaram com suas fantasias, apresentaram coreografias coletivas e realizaram uma busca à princesa perdida. No dia seguinte, ainda, participaram do Baile Real – que marcou o encerramento da Gincana e no qual foram escolhidos o rei, a rainha, o príncipe e a princesa da disputa.

Solidariedade:

Tradicionalmente, a Gincana Pedagógica propõe, entre as suas atividades, a realização de ações solidárias. Nesta edição do evento, as equipes receberam a tarefa de conhecer a realidade de diferentes instituições assistenciais do município e de ajudá-las, conforme as suas necessidades.

Premiação:

Apesar do formato competitivo, para que uma equipe conquistasse o prêmio máximo da Gincana Pedagógica, não era necessário que ela fosse melhor que as outras, bastava, apenas, que ela atingisse as metas estabelecidas pela comissão organizadora. Afinal, os grupos que somassem de 90% a 100% dos pontos disputados receberiam, em todas as disciplinas, quatro pontos no item “Avaliação Diversificada”.

Veja mais fotos: