Funcionários participam de encontro com a Superiora Provincial, Ir. Araci Ludwig
24 de junho de 2015 Notícias, Portal

Na manhã de terça-feira (23), os funcionários do Colégio Notre Dame Aparecida participaram de um encontro com a superiora da Província de Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, Irmã Araci Ludwig. Acompanhada pela Gestora Pedagógica da Rede de Educação Notre Dame – que é mantida pela ordem religiosa -, Irmã Elci Favaretto, a provincial esteve, desde segunda-feira (22), realizando vista canônica à comunidade escolar.

Encontro Ir. Aracy (16)Durante a conversa com os colaboradores, Ir. Araci falou sobre o carisma de Santa Júlia Billiart, cujos princípios e perfil educacional inspiram a proposta pedagógica das instituições de ensino Notre Dame.

De acordo com a religiosa, Júlia tinha o dom de compreender a experiência da bondade de Deus e os envolvidos nos cotidianos escolares, além de aplicar os dons que são inerentes à cada um, no transcorrer de sua trajetória profissional, compartilham do carisma da Santa, proclamando que Ele é bom. “Vocês são parte do que chamamos de nossa família-carisma. O Espírito Santo também lhes dá, em sua originalidade própria, o dom do carisma dado à Júlia Billiart e às primeiras Irmãs em Coesfeld, para ser compartilhado na missão”, salientou.

Encontro Ir. Aracy (8)A superiora destacou, ainda, que o carisma dá um novo significado ao trabalho de cada um e, ao mesmo tempo, vida e sentido à instituição, dando a ela carácter e uma identidade única. “O carisma deve ser sentido na atmosfera da instituição, no ar que respiramos”, frisou, estimulando os participantes a refletir sobre, a partir de alguns questionamentos: Isso condiz com o que queremos ser? Estamos verdadeiramente refletindo a bondade de Deus em nossa instituição? Estamos atingindo os outros com a bondade de Deus, com Jesus, com o Evangelho, com o amor proveniente de Deus? O que as pessoas sentem quando entram na nossa escola? Experimentam a paz, a bondade? Sentem que estão sendo cuidadas, ouvidas, respeitadas?

Por fim, Ir. Araci reiterou que o carisma de Santa Júlia deve nortear as atividades diárias, sendo praticado e cultivado por todos. “É uma atitude que exige um grande cultivo interior, é o trabalho de construção do caráter, da personalidade. Vocês devem olhar honesta e diariamente para si mesmos e perguntar: como posso ser uma pessoa melhor, como posso ser mais gentil, melhor ouvinte, sensível aos outros e valorizá-los?”, encorajou os colaboradores.

Por fim, agradeceu aos funcionários pelo trabalho que desenvolvem, cada um na sua importante função, e parabenizando a todos pelos 85 anos de fundação do Colégio Notre Dame Aparecida, comemorados em 2015.