Folclore Nacional inspira atividades de incentivo à leitura
22 de agosto de 2018 Notícias, Portal

Semana do Folclore (124)Devido à comemoração, nesta quarta-feira (22), do Dia do Folclore, a Biblioteca do Colégio Notre Dame Aparecida está desenvolvendo, ao longo da semana, atividades temáticas de incentivo à leitura.

Em suas visitas semanais ao espaço pedagógico, as crianças matriculadas do Nível I da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental estão aprendendo sobre as lendas do folclore nacional, como a do Curupira, a da Iara e a do Negrinho do Pastoreio. Além disso, estão sendo desafiadas a repetir trava-línguas e a solucionar charadas.

Semana do Folclore (113)A fim de valorizar o empenho dos educandos em responder corretamente à questões, aqueles com mais acertos estão sendo premiados com livros infantis.

Também com o intuito de valorizar as produções das crianças, uma das ferramentas adotadas para ilustrar a apresentação das narrativas foi confeccionada por estudante, durante aula sobre o folclore. Trata-se de Ana Carolina Bacchi, matriculadas no 4º Ano do Ensino Fundamental.

O que é folclore?

A palavra folclore é originária da expressão inglesa “folk-lore”, que significa “saber do povo”. Ela foi criada pelo escritor e colecionador de antiguidades William John Thoms, no século XIX, para identificar e interpretar os costumes e saberes populares. Assim, as manifestações folclóricas representam a forma de pensar, de agir e de sentir de um determinado povo e, consequentemente, a sua cultura, os seus costumes e as suas tradições.

Veja mais fotos: