Feira do Conhecimento: incentivo à pesquisa, ao trabalho coletivo e à união entre teoria e prática
6 de julho de 2015 Notícias, Portal

Feira do Conhecimento (65)Diante das inúmeras possibilidades de aprendizado disponíveis nos dias de hoje, é papel da escola estimular a utilização de diferentes ferramentas de estudo para que a construção do conhecimento aconteça de forma autônoma e prazerosa. Além disso, para que o ensino seja de fato válido e efetivo, é essencial que o estudante consiga ultrapassar os limites da sala de aula e enxergue o conteúdo dos livros nas atividades cotidianas.

Pensando nisso, o Colégio Notre Dame Aparecida realizou, na última sexta-feira (03), mais uma edição da sua tradicional Feira do Conhecimento. Realizado a cada dois anos o evento objetiva promover um elo entre a teoria e a prática, estimular o trabalho coletivo, fomentar a pesquisa científica e incentivar a busca pelo conhecimento de forma independente.

Feira do Conhecimento (292)Em 2015, a Feira teve como tema “Transformar Conhecimento em Atitude” – mote do movimento que, desde o ano passado, está sendo desenvolvido em todas as instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame. A partir dele, foram elaborados problemas de pesquisa, levando em conta as diferentes áreas do conhecimento e os assuntos em voga. Esses problemas deram nome aos 36 trabalhos que constituíram a exposição.

Entre os questionamentos investigados pelos educandos, cujas respostas foram apresentadas ao público que prestigiou a mostra, estavam: “Como o uso de celular influenciou nas relações interpessoais?”, “Como reduzir e reutilizar o lixo que você produz?”, “Sal e açúcar, vilões da saúde?”, “O Brasil é corrupto? Como me relaciono com a corrupção?”, “Quais são as causas do déficit hídrico no Brasil?”, “Endividamento das famílias brasileiras: o orçamento familiar é a solução?” e “A obesidade e o sedentarismo dos jovens e adolescentes podem estar ligados ao crescimento das tecnologias?”.

Feira do Conhecimento (305)O evento contou, também, com um resgate da história do Colégio Notre Dame Aparecida, que comemora 85 anos. Essa pesquisa foi realizada e apresentada por estudantes e educadoras da Educação Infantil.

A Feira do Conhecimento, porém, não consistiu em uma simples mostra de trabalhos escolares, pois, desde o seu lançamento, realizado em 11 de março, até a exposição os educandos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio precisaram envolver-se em uma série de estudos e tarefas que demandaram comprometimento e dedicação.

Feira do Conhecimento (367)Divididos em grupos, conforme o nível de ensino e o interesse por determinada temática, os estudantes produziram, inicialmente, um trabalho teórico, formatado conforme os critérios do método científico, com apresentação do problema de pesquisa, justificativa, revisão bibliográfica e hipóteses. Na segunda etapa,  as equipes elaboraram soluções práticas para o problema investigado. Elas resultaram nos trabalhos apresentados na exposição que, estima-se, foi prestigiada por mil estudantes de escolas de Carazinho, Nova Boa Vista, Coqueiros do Sul e Saldanha Marinho.  Além deles, centenas de pais e familiares dos expositores acompanharam as apresentações.

Acesse a galeria de fotos da exposição: