Extraindo tinta dos vegetais
19 de outubro de 2016 Notícias, Portal

Extraindo tintas de vegetais (15)Há muito tempo, o ser humano retira pigmentos dos vegetais para produzir tintas. Se, na antiguidade, por exemplo, eles eram utilizados para tingir roupas e utensílios, nos dias de hoje, as tintas extraídas de sementes e plantas são usadas por tribos indígenas, nas pinturas corporais que expressam sua cultura e retratam seus rituais.

Por isso, durante aulas da disciplina de Artes, os estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida aprenderam que os vegetais podem dar origem a pigmentos de diversas cores: da beterraba, faz-se o roxo; da cenoura, o amarelo; das folhas verdes, o verde; e do café, o marrom.

Extraindo tintas de vegetais (33)Após tal estudo, as crianças colocaram o conhecimento em prática, produzindo tintas a partir de terra, erva-mate, chás, carvão e amoras, entre outros.

Já, na aula seguinte, testaram os pigmentos,  colorindo desenhos de sua própria autoria, sobre o tema “Natureza”. Além das tintas extraídas por eles, poderiam utilizar, também, flores e folhas de diferentes cores, que, quando em atrito com o papel branco, liberam suas pigmentações.

Veja mais fotos: