Estudo dos Solos é tema de aula prática
29 de setembro de 2015 Notícias

Estudo dos Solos (12)O solo é a camada mais superficial da Terra, sendo formado, basicamente, por pedaços de rochas, matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas, água e gás. A quantidade desses componentes determina o tipo do solo de uma determinada região, que pode ser argiloso, fértil, arenoso, entre outros. Essas características, identificadas pela cor, pela porosidade, pela permeabilidade e pela textura, influenciam no uso que se faz da terra.

A observação delas, pelos estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida, permitiu que eles complementassem o estudo dos solos – conteúdo da disciplina de Ciências. Para isso, receberam a tarefa de coletar amostras nos pátios de suas casas, guardá-las em recipientes e trazê-las para a aula.

Estudo dos Solos (30)Nela, as porções de solo coletadas foram expostas para que os educandos analisassem, utilizando  lupa, o conteúdo de cada recipiente.

Após, os estudantes deveriam selecionar três tipos de solo dentre as amostras e registrar suas características, considerando o local de origem, a cor, os tipos de grão, a umidade, a existência de seres vivos ou restos deles, ou ainda, de algum outro material. No final, a turma conversou sobre as diferenças e semelhanças dos solos coletados.