Estudo dos quatro “erres” da sustentabilidade
26 de junho de 2015 Notícias, Portal

Sustentabilidade (51)Na última semana, os estudantes do Nível I da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida aprenderam os quatro “erres” da Sustentabilidade. Reutilizar, reciclar, reduzir e reeducar são os verbos que dão nome às práticas que devem nortear as ações humanas, em prol da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade (16)Inicialmente, os pequenos estudaram o significado de cada palavra: reutilizar é dar outra utilidade a objetos que seriam jogados fora, reciclar é transformar um objeto em matéria-prima e depois em novos objetos, reduzir significa economizar e reeducar é sensibilizar a sociedade em busca de um desenvolvimento sustentável.

Aprenderam, ainda, que cada pessoa é responsável por colocar em prática esses “erres” e que isso pode ser feito nas pequenas atividades diárias, seja em casa, na escola ou nas ruas.

Sustentabilidade (8)Por isso, além de serem incentivados a reduzir o consumo de água e energia elétrica no seu cotidiano, a pensar na real utilidade do produto antes de comprá-lo e a encontrar novas finalidades para os resíduos que iriam para o lixo, as turmas receberam a tarefa de representar esses ensinamentos.

Sustentabilidade (36)Por isso, cada estudante confeccionou o seu mundinho, utilizando jornais, para ressaltar o papel de todos na preservação do Planeta. As crianças também reproduziram, com papel e tintas, uma gota d’água, a fim de reafirmar a importância de cuidar das fontes hídricas e, principalmente, de consumir água de forma consciente.

Além disso, com garrafas PET, barbantes e restos de papel, as turmas confeccionaram brinquedos e, com caixas de leite vazias, estão criando sofás que serão utilizados nas salas de aula.

Os estudantes ainda aprenderam a separar e a destinar corretamente o lixo e, para incentivar os seus familiares a fazer o mesmo, produziram lixeiras para carros.