Estudantes visitam os pontos turísticos de Carazinho
11 de novembro de 2015 Notícias

Visita aos pontos turísticos (1)Com o objetivo de proporcionar aos estudantes um maior conhecimento sobre a história e a geografia de Carazinho, aprimorando o aprendizado de sala de aula e reforçando aspectos da cidadania, as turmas do 3º ano A e B do Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida, realizaram, na última sexta-feira (06), uma visita de estudos a alguns dos principais pontos turísticos do município.

A atividade iniciou pelo Aeroclube, fundado em 1940 e considerado um dos mais antigos e conceituados do Estado. Impressionados, os estudantes observaram os aviões decolando e pousando durante as aulas de pilotagem e experimentaram a sensação de entrar em uma aeronave, mesmo sem sair do chão. Após, se deslocaram para o Jockey Club de Carazinho, famoso por possui a maior cancha reta da América Latina.

Visita aos pontos turísticos (26)Na sequência, as turmas visitaram o córrego localizado no Bairro Floresta, no fim da Avenida Pátria, antiga Avenida das Tropas, local onde teria acontecido a história de uma das versões da origem do nome “Carazinho”. Conta a lenda que um homem que residia às margens do córrego alertava os tropeiros que passavam pelo caminho sobre o melhor local para cruzarem pelas águas, dizendo: Cá é rasinho!

Dando continuidade ao passeio, os estudantes conheceram a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), onde observaram a estrutura da instituição e lancharam. Depois, passaram pelo Trevo da Bandeira, conhecido pelo entroncamento da BR 386 com a BR 285, e pelo Distrito Industrial do município.

Visita aos pontos turísticos (34)No Gaúcho Bombeador, localizado na Praça das Bandeiras, em frente à Rodoviária, as turmas refletiram sobre a simbologia que está inserida no monumento. O Gaúcho Bombeador foi esculpido por Vasco Prado e inspirado na figura de Pedro Vargas, fundador de Carazinho. Representa um homem ligado a terra, vestido com o traje típico do Rio Grande do Sul. Os traços fisionômicos lembram um índio missioneiro que, com uma das mãos faz sombra nos olhos, fixos no horizonte, e com a outra segura uma lança que se apoia no solo.

Além dos locais visitados, o estudo sobre os pontos turísticos de Carazinho contemplou o Santuário de Santa Rita de Cássia, ponto de chegada da tradicional romaria em homenagem à Santa que, há 23 anos, reúne milhares de devotos; e o Parque Municipal João Alberto Xavier da Cruz que, em uma área de preservação de 206 hectares, possui a maior reserva de Araucárias (reflorestada) da região Noroeste do Estado, com mais de 500 árvores.

Confira algumas fotos do passeio: