Estudantes testam conhecimentos em simulados
4 de outubro de 2016 Notícias, Portal

simulado (2)Iniciou, na manhã desta terça-feira (04), a 10ª edição do Simulado Preparatório para o Exame Nacional de Ensino (Enem), aplicado pela Rede de Educação Notre Dame. Realizada simultaneamente em todas as instituições Notre Dame que oferecem Ensino Médio, a prova visa proporcionar aos concluintes do Ensino Básico uma oportunidade para testar conhecimentos, simulando o ambiente e o modelo de avaliação do Exame.

No primeiro dia do Simulado, os estudantes respondem a 90 questões, elaboradas nos moldes do Enem. Ou seja, de forma interdisciplinar e contextualizada. Metade delas diz respeito à Área do Conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As outras 45 são relativas às Ciências Humanas e suas Tecnologias.

simulado (8)Na quarta-feira (05), os educandos darão sequência ao Simulado, redigindo um texto dissertativo-argumentativo, como Prova de Redação, e respondendo a mais 90 questões, das Áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.

A avaliação é direcionada aos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, que devem respondê-la em caráter obrigatório, pois o desempenho obtido será contabilizado como nota no último trimestre letivo. Porém, os estudantes da 2ª Série também podem participar de forma opcional. No Colégio Notre Dame Aparecida, cerca de 50 adolescentes inscreveram-se para a prova simulada.

Estudantes do Ensino Fundamental também participam de Simulado

simulado (21)Além do Simulado voltado para os educandos do Ensino Médio, os concluintes do Ensino Fundamental I também estão sendo avaliados, de forma similar à Prova Brasil – instituída em 2005, como um dos instrumentos que mensura a qualidade da educação brasileira.

Nesta manhã, quase 60 estudantes do 5º Ano do Colégio Notre Dame Aparecida responderam às 20 questões relativas às disciplinas de Língua Portuguesa. Na quarta-feira, eles solucionarão 20 de Matemática, a fim de ter seus conhecimentos avaliados e de vivenciar a experiência da prova nacional.