Estudantes se inscrevem para a Feira do Conhecimento
17 de março de 2015 Notícias, Portal
Feira do Conhecimento (1)

Feira do Conhecimento (22)Diante das incontáveis possibilidades de aprendizado disponíveis nos dias de hoje, é papel da escola estimular a utilização de diferentes ferramentas de estudo para que a construção do conhecimento aconteça de forma autônoma e prazerosa. Além disso, para que o ensino seja, de fato, válido e efetivo, é essencial que o estudante consiga ultrapassar os limites da sala de aula e enxergar o conteúdo dos livros nas atividades cotidianas.

Pensando nisso, o Colégio Notre Dame Aparecida realiza, a cada dois anos, a Feira do Conhecimento, que tem os objetivos de promover um elo entre teoria e prática, desenvolver o trabalho coletivo, fomentar a pesquisa científica e incentivar a busca pelo conhecimento de forma autônoma, considerando as preferências e a identificação dos estudantes com as variadas temáticas.

Feira do Conhecimento (6)Em 2015, o evento tem como tema o movimento “Transformar Conhecimento em Atitude” que, desde o ano passado, é realizado em todas as escolas da Rede de Educação Notre Dame.

A partir desse tema, os professores elaboraram os problemas de pesquisa, levando em conta a área do conhecimento em que atuam e assuntos cotidianos e atuais, que foram expostos na última quarta-feira (11), quando a Feira foi apresentada aos estudantes do turno da manhã. Com as opções de pesquisa em mãos, os estudantes puderam escolher o trabalho que  vão desenvolver nos próximos meses, de acordo com o nível de ensino a que pertencem.

Do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, foram criadas 29 oficinas de pesquisa: seis com as turmas do 6º Ano, 12 com as turmas do 7º e 8º Anos e 11 com os educandos do Ensino Médio. As inscrições dos estudantes interessados pelas suas investigações aconteceram na manhã de terça-feira (17).

Os demais estudantes também farão parte da Feira. Cada turma do Ensino Fundamental I desenvolverá uma investigação diferente e a Educação Infantil um único trabalho, em conjunto.

Feira do Conhecimento (16)De acordo com o vice-diretor do Colégio Notre Dame Aparecida, André Binsfeld, a primeira etapa do projeto consistirá em um trabalho teórico, produzido conforme as regras do método científico, com apresentação de um problema de pesquisa, justificativa, revisão bibliográfica e hipóteses. A segunda etapa será a apresentação de soluções para o problema investigado e resultará na exposição dos trabalhos durante a Feira do Conhecimento. “Inicialmente os estudantes terão que entender o problema, saber suas causas, consequências e quais alternativas já existem. Em seguida, terão que transformar esse conhecimento em atitude, criando soluções práticas para a questão. Isso tudo com orientação de um professor”, explica.

A Feira do Conhecimento será aberta ao público e está prevista para acontecer no dia 03 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>