Estudantes são reconhecidos por seus sorrisos, em estudo sobre a identidade pessoal
14 de março de 2018 Notícias

Reconhecendo a identidade (7)O termo “identidade”, de acordo com o dicionário, refere-se ao conjunto de características próprias de uma pessoa, que possibilita sua identificação e seu reconhecimento. Portanto, ela é formada por qualidades físicas, como a cor do cabelo e a estatura, e por habilidades, gostos, pensamentos e valores que são adquiridos no decorrer da vida, a partir de vivências, referências e ensinamentos. Por isso,  não há seres idênticos, ainda que existam seres fisicamente semelhantes.

Compreendendo isso, as crianças matriculadas no Nível III da Educação Infantil foram estimuladas a reconhecer suas características individuais, além de refletir sobre a importância de respeitar as diferenças.

Reconhecendo a identidade (95)Para isso, produziram, juntamente com seus responsáveis, linhas do tempo, nas quais representaram seus familiares e momentos especiais de suas vidas. Os educandos, ainda, estudaram o esquema corporal e mediram, com auxílio das educadoras responsáveis por suas turmas, suas alturas e seus pesos. Além disso, observaram a simetria de seus rostos.

Ao término dos estudos, a fim de demonstrar que as características de uma pessoa, mesmo isoladas, a identificam, as crianças convidaram seus pais, irmãos e avós para reconhecê-las por meio de fotografias dos seus sorrisos. Espalhados pelas paredes do educandário, ao final da tarde, os retratos eram anexados a envelopes coloridos, que continham o restante da imagem, a  fim de comprovar o acerto dos familiares.

Veja mais fotos: