Estudantes são estimulados a praticar o cuidado, em projeto que envolve suas famílias
5 de abril de 2017 Notícias, Portal

2º Ano - Cuidado (3)Quando o movimento “Transformar Conhecimento em Atitude” foi iniciado, em 2014, a comunidade educativa da Rede de Educação Notre Dame foi estimulada a vivenciar, ainda mais intensamente, a amizade, a bondade, a gratidão, a justiça, o cuidado, a lealdade, a solidariedade e a tolerância, entre outros valores.

Em 2016, uma nova etapa dessa mobilização foi iniciada. Intitulada “#EuSouNotreDame #EuTransformo #EuCuido #EuAmo”, ela objetiva que, a cada ano letivo, umas das posturas seja enfatizada, por meio de diferentes estratégias. Neste, por exemplo, a iniciativa debruça-se sobre o cuidado, inspirada pela Campanha da Fraternidade – que, novamente, convida a sociedade a cultivar e guardar a natureza.

2º Ano - Cuidado (26)Por isso, nas escolas que formam a Rede de Educação, diversos projetos pedagógicos e atividades estão sendo desenvolvidos, a fim de promover o cuidado como um todo, seja dos recursos naturais, dos animais ou das pessoas.

Uma dessas propostas é a que envolve os estudantes matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida. Nesta semana, eles receberam a tarefa de adotar um casal de pintinhos, pelo qual ficarão responsáveis.

2º Ano - Cuidado (14)Ao término de cada dia letivo, um educando, então, será sorteado para levar as aves para casa, onde deverá cuidá-las e alimentá-las, auxiliado pelos seus responsáveis.

A experiência deverá ser descrita no caderno de registros que acompanha os visitantes, utilizando textos, fotos e desenhos. Nele, além dos objetivos do projeto, estão descritos alguns cuidados que as famílias devem ter com os filhotes, durante a estadia em suas casas, a fim de mantê-los confortáveis e aquecidos.

No dia seguinte, eles deverão ser levados de volta à instituição de ensino, para que possam pernoitar na casa do próximo colega.

Veja mais fotos: