Estudantes são convidados a participar do VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame
22 de abril de 2016 Notícias, Portal

“O Brasil atravessa um momento histórico de transformações bruscas e profundas, com repercussões decisivas no âmbito cultural, religioso, econômico, social e político. Família, Escola, Nação e Igreja estão envolvidas em um processo vertiginoso de mudanças. (…) E a juventude desponta e começa a assumir sua parcela de responsabilidade. Julgamos chegada a hora para a realização de um desejo longamente acalentado pelas Irmãs que trabalham em nossas Lançamento - Encontro da Juventude ND (111)escolas de Ensino Médio, espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e na velha capital Rio de Janeiro”.

O texto acima, escrito em 1963, faz parte dos anais da Congregação de Nossa Senhora, mas poderia, perfeitamente, ter sido escrito nos dias de hoje. Assim como há 53 anos, o país enfrenta instabilidades em diferentes esferas sociais e, novamente, a mobilização dos jovens pode fazer renascer a esperança de um futuro melhor.

Lançamento - Encontro da Juventude ND (102)Por isso, as mesmas palavras que, naquele ano, descreveram os motivos que impulsionaram a realização do 1º Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, introduziram o convite feito aos estudantes do Colégio Notre Dame Aparecida, na quarta-feira (20), para que participem da 6ª edição do evento, que acontecerá em 2016.

No início da manhã, nas salas de aula, os estudantes foram estimulados a refletir sobre a história do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto. Morto aos 18 anos, em março de 1968, com um tiro Lançamento - Encontro da Juventude ND (229)disparado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, durante um protesto por melhorias no restaurante estudantil Calabouço, Edson tornou-se símbolo da luta da juventude brasileira contra o regime militar.

A partir do exemplo de jovens que, como o estudante secundarista, na década de 1960, se posicionaram pela mudança, os educandos da Rede de Educação Notre Dame foram instigados, durante a cerimônia de lançamento do VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame – realizada concomitantemente em todas as escolas participantes -, a serem agentes da transformação, porém, por meio da paz.

Com o tema “Força de Paz!”, o evento reunirá, em Passo Fundo, de 07 a 10 de setembro, cerca de 800 educandos do 8º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, oriundos das escolas mantidas pela Congregação de Nossa Senhora no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal.

Além de promover o protagonismo dos jovens a partir de atividades de reflexão, espiritualidade e estudo, o Encontro – que também foi apresentado às demais turmas do Ensino Fundamental, durante a tarde – será, ainda, um momento de integração, confraternização, partilha e claro, muita diversão.

Lançamento - Encontro da Juventude ND (139)Durante a cerimônia de lançamento da sexta edição do evento aos educandos, eles ainda participaram de uma reflexão sobre os 200 anos da morte de Santa Júlia Billiart, celebrados em 8 de abril. A bondade da santa, sua fé inabalável em Deus e os preceitos educacionais postulados por ela e que inspiram o trabalho desenvolvido pelas Irmãs de Notre Dame em todas as suas obras foram recordados.

Acesse a galeria: