Estudantes registram momentos marcantes de suas vidas em linhas do tempo
19 de maio de 2015 Notícias, Portal

Linha do Tempo - 3º ano (15)Assim como acontece com os países, as cidades, as empresas e, até, as bandas, a história de cada pessoa também é constituída por acontecimentos marcantes. O dia do nascimento, os primeiros passos, as primeiras palavras faladas, o primeiro dia de aula, o primeiro tombo de bicicleta, o encontro com um amigo especial, o aniversário de 15 anos, a sonhada maioridade… Esses todos são momentos que ficam na lembrança e que ajudam a contar a trajetória de vida de cada um.

Por isso, antes de iniciar o estudo sobre a história do município de Carazinho, os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida foram desafiados a recordar as suas histórias de vida e criar as suas próprias linhas do tempo.

Linha do Tempo - 3º ano (3)Em folhas de papel cartolina, os educandos deveriam registrar os momentos especiais vivenciados desde o nascimento até 2015. Nelas, os episódios, coletados através de relatos de familiares, fotos, documentos e outros objetos, deveriam estar dispostos em ordem cronológica, ilustrados por fotos e resumidos em uma frase. Depois de prontas, as linhas do tempo foram apresentadas aos colegas.

Além de proporcionar aos estudantes um resgate de suas histórias de vida e um momento de partilha das recordações com os familiares – já que o trabalho foi desenvolvido como tarefa de casa -, a atividade ainda aprimorou o entendimento dos estudantes sobre como acontece a construção da História.