Estudantes registram, em Árvore da Filosofia, seus compromissos para as aulas da disciplina
24 de março de 2017 Notícias, Portal

Filosofia (4)Com o intuito de estimular as habilidades e competências cognitivas de seus estudantes, o Colégio Notre Dame Aparecida adota como postura pedagógica, desde a Educação Infantil, a Educação para o Pensar.

Por isso, durante as aulas da disciplina, os educandos são instigados a refletir sobre valores e a investigar, analisar criticamente e formular hipóteses, além de serem desafiados a ouvir, a respeitar opiniões diversas e a trabalhar em equipe.

Filosofia (66)Antes de dedicarem-se a essas tarefas, contudo, os estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental recordaram, nas primeiras semanas deste ano letivo, conteúdos já estudados, como o significado do termo que dá nome à disciplina, o símbolo que a representa e as características de um bom filósofo.

A partir das pesquisas e discussões filosóficas em grupo, as crianças concluíram que a ave símbolo da Filosofia – a Coruja – possui características que se aplicam, também, ao bom profissional. Afinal, ambos são sábios, ágeis e perspicazes.

Filosofia (34)Após terem confeccionado representações do animal em material reciclável, os educandos comprometeram-se com a disciplina. Com uma única palavra, cada um deles completou a frase: “Como bom filósofo, nas aulas, me comprometo a…”.

Criar, sonhar, investigar, dialogar, pesquisar, pensar e refletir foram algumas das respostas escolhidas por eles. Elas, juntamente com as corujas confeccionadas anteriormente, foram utilizadas para produzir suas Árvores da Filosofia. Os painéis ficarão expostos nas salas de aula, durante todo o ano letivo, com o intuito de lembrar os estudantes acerca do compromisso assumido com a criatividade, com a ética e com a reflexão.

Veja mais fotos: