Estudantes realizam experimentos, durante o estudo dos sentidos
8 de maio de 2015 Notícias, Portal

Os seres humanos se relacionam com o ambiente em que vivem através da percepção das paisagens, dos cheiros, dos sons, dos gostos e das texturas e temperaturas. E isso só é possível graças aos cinco sentidos – visão, audição, paladar, olfato e tato -, conteúdo estudado na disciplina de Ciências, durante o 3ºAno do Ensino Fundamental.

Propagação do Som (39)A fim de tornar o conhecimento concreto, os estudantes do Colégio Notre Dame Aparecida participaram de uma série de experimentos.

Propagação do Som (6)A tradicional brincadeira do telefone sem fio, construído com copos descartáveis e barbante, além de divertir auxiliou-os a verificar como acontece a propagação do som. Ao testarem o experimento, os educandos perceberam que quando falam dentro do copo o ar vibra, fazendo o fundo do copo vibrar também. Essas vibrações são transmitidas pelo barbante – que precisa estar bem esticado – até chegar ao fundo do outro copo, o que provoca uma vibração do ar ao seu redor, produzindo, assim, o som.

Propagação do Som (23)Além dessa atividade, os estudantes ainda realizaram outra experiência para observar a propagação do som e entender por que os objetos vibram quando estão em ambientes onde o barulho é muito alto. Eles também testaram o olfato, sentido o cheiro de diferentes alimentos de olhos vendados; o tato, utilizando os dedos para perceber as variações de temperatura da água; e o paladar, sentido diferentes gostos.