Estudantes preparam-se para participar da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura
22 de setembro de 2017 Notícias, Portal

Lenda 10 - Como aparecem os bichos (6)De 02 a 06 de outubro, Passo Fundo será palco de uma das maiores movimentações culturais da América Latina: a Jornada Nacional de Literatura. Além disso, a cidade vizinha a Carazinho sediará a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que é destinada estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Como a 16ª edição da Jornada, caracterizada pelo debate sobre temas que integram a literatura e a atualidade, homenageará os escritores Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar, os diferentes espaços do Portal das Linguagens serão batizados com os seus nomes.

A área destinada à programação infantil e infanto-juvenil, por exemplo, prestará homenagem a Clarice Lispector. Por isso, as lonas receberão os nomes de personagens de algumas das lendas brasileiras transcritas por ela na obra “Como nasceram as estrelas”.

Lenda 8 - Do que eu tenho medo (10)Yara, Malazarte, Negrinho do Pastoreio e Curupira, além de denominar as tendas que acolherão crianças e adolescentes de toda a região, durante a Jornadinha, nortearam as atividades realizadas pelos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida, em preparação para o evento.

Após os estudos teóricos sobre essas e as demais lendas que compõem o livro de Clarice, divididos em grupos, eles encenaram as histórias aos colegas.

Para que estejam a par dos assuntos que serão abordados pelos escritores, os educandos também estão realizando atividades de leitura, estudo e pesquisa sobre outras obras sugeridas pela organização do evento.

Acesse a galeria de fotos: