Estudantes pintam paisagens, inspirados no Impressionismo
9 de dezembro de 2016 Notícias

Surgido na França, em 1860, o Impressionismo, segundo explica a docente de Artes do Colégio Notre Dame Aparecida, Sheila Almeida, é um movimento artístico no qual a maneira de pintar foi modificada, inspirada por Édouard Manet – um pintor francês já consagrado, que, em suas telas, deixava as pinceladas propositalmente visíveis. “Os impressionistas tinham pinceladas rápidas, que pareciam inacabadas. Porém, eles continuavam representando, à sua maneira, a realidade”, comenta a educadora. Desse modo, eles faziam oposição à arte acadêmica, já que não se preocupavam com os contornos ou com a fidelidade à forma e o detalhamento de objetos e pessoas.

Artes - 8º Ano (6)Além disso, esses pintores reproduziam os efeitos das diferentes luzes nos cenários. “Eles se interessaram muito pela influência da luz sobre as cores e as superfícies, de acordo com as mudanças no posicionamento do sol, ao longo do dia”, explica Sheila.

Após terem estudado esses conceitos e terem compreendido o método de pintura utilizado pelos impressionistas, os estudantes matriculados no 8º Ano do Ensino Fundamental da instituição de ensino receberam a tarefa de escolher paisagens naturais reais para aplicar, em suas telas, a técnica consagrada pelo movimento artístico.