Estudantes participam de palestra sobre sexualidade
9 de julho de 2015 Notícias

A adolescência é uma fase marcada por muitas mudanças. Nesse período, acontece o amadurecimento biológico, psicológico, sexual e social do indivíduo. Por isso, é nesse espaço entre a infância e a vida adulta que a pessoa constrói sua identidade, passa por modificações físicas marcantes, estabelece relações de grupo, reafirma valores e desenvolve novas responsabilidades.

Palestra (6)Diante de tantas descobertas e emoções, incontáveis dúvidas surgem e, para ajudar os adolescentes a viver e aproveitar essa fase de forma segura e saudável, nada mais adequado que proporcionar orientação a eles. Pensando nisso, a coordenação pedagógica e o setor de orientação educacional do Colégio Notre Dame Aparecida proporcionaram aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental uma palestra sobre sexualidade.

Na oportunidade, a ginecologista e terapeuta sexual, Denise Vargas, respondeu às dúvidas registradas pelos educandos e depositadas em um caixa, que permaneceu nas salas de aula durante duas semanas.

Palestra (5)Entre perguntas e respostas, a médica conversou com as turmas sobre as modificações que acontecem no corpo humano, no período da adolescência, e explicou que é uma fase de constante desenvolvimento, físico e psicológico, e que, por isso, o tempo de cada etapa, de cada mudança, deve ser respeitado e aceito.

Ela também, salientou a importância de respeitar o outro, as individualidades e as opções de cada pessoa e falou sobre as consequências que podem resultar de ações impensadas, como a gravidez precoce e o contágio por doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), destacando, ainda, os métodos capazes de prevení-los.