Estudantes participam de Gincana Pedagógica
19 de outubro de 2015 Notícias, Portal

Gincana Pedagógica - Dia 1 (232)Na semana que marcou os festejos referentes ao aniversário de 85 anos do Colégio Notre Dame Aparecida, os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio participaram da Gincana Pedagógica.

Gincana Pedagógica - Dia 1 (256)O evento, cujo tema era “Transformar conhecimento em atitude”, teve o objetivo de promover a integração da comunidade educativa, por meio de tarefas competitivas, de cunho esportivo, cultural e social. Além disso, visou despertar nos estudantes a criatividade, solidificar neles o espírito de equipe e a liderança, e incentivá-los ao cultivo de relações éticas e solidárias.

Na quarta-feira (14), primeiro dia da disputa, as oito equipes apresentaram peças teatrais e stand-up inspiradas na história da instituição de ensino. Ainda durante a manhã, assistiram aos videoclipes produzidos pelos grupos, a partir no tema da competição.

Gincana Pedagógica - Dia 1 (267)À noite, as equipes apresentaram seus gritos de paz e coreografias elaboradas nos ritmos que marcaram as mais de oito décadas que se passaram desde a fundação do Colégio Notre Dame. Depois do cumprimento das tarefas, caracterizados, os estudantes se divertiram ao som das bandas Full House e Stoxis, confraternizaram e participaram de um desfile de fantasias.

Gincana Pedagógica - Dia 2 (150)No segundo dia da Gincana, denominado Dia Científico, os grupos desenvolveram tarefas que exigiram conhecimentos diversos, trabalho em equipe e organização, como a construção de uma ponte de palitos de picolé capaz de sustentar determinados pesos e de vencer um vão livre de 60 cm; a confecção de um foguete de reação química, capaz de decolar na horizontal e atingir o alvo e a produção de um jornal digital contando a história dos 85 anos da instituição de ensino.

Gincana Pedagógica - Dia 2 (39)Além disso, entre as brincadeiras e tarefas, os educandos participaram do projeto Agito, da Rádio Gazeta 100.3 FM, no qual puderam interagir com os comunicadores da emissora, participando de entrevistas ao vivo, de brincadeiras e de sorteio de brindes.

Gincana Pedagógica - Dia 3 (55)Para finalizar a competição, na sexta (16), as equipes participaram de atividades físicas, como chute ao alvo e arremesso de bolas de basquete na cesta, além de testarem seus conhecimentos na esteira de perguntas.

A Gincana contou, também, com uma tarefa solidária. Para cumpri-la, os grupos deveriam fazer doações a determinadas entidades sociais de Carazinho, de acordo com a necessidade de cada instituição. Foram beneficiadas as entidades: Yacamim, APAE, Recanto São Vicente de Paulo, EMEI São Lucas, EMEI Padre Gildo, EMEI São Sebastião, Patronato Santo Antônio e Abrigo Municipal Professora Odila.

Quanto à premiação, para ganhar a pontuação máxima, um grupo não precisava superar os outros. Bastava que atingisse as metas estabelecidas pela comissão organizadora. Por exemplo, as equipes que somaram de 90% a 100% dos pontos disputados vão ganhar um bônus de quatro pontos na avaliação diversificada de todas as disciplinas.

Veja mais fotos da Gincana: