Estudantes participam de encontro com a escritora Léia Cassol
14 de abril de 2015 Notícias, Portal

Autora presente - Léia Cassol (174)Ouvidos atentos para não perder um instante sequer da história; olhos fixos no palco, como se os personagens estivessem ali, ao vivo e à cores; lábios em movimento que, ao comentar ou sorrir, tornavam cada espectador parte da narrativa: foi assim o encontro dos estudantes do Colégio Notre Dame Aparecida com a escritora Léia Cassol.

Após terem lido suas obras e compreendido e socializado seu conteúdo em atividades desenvolvidas em sala de aula, na última sexta-feira (10), as turmas da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com a autora, também chamada de “a menina do cabelo roxo”.

Autora presente - Léia Cassol (374)A cor dos cabelos, porém, não foi a única característica da escritora que chamou a atenção dos estudantes. Seu carisma, a forma descontraída como conta as histórias que criou – enriquecida pela presença do seu companheiro de palco Johnny Pedra -, a interação constante com os leitores, a voz afinada e a excelente interpretação encantaram aos estudantes, como afirma o educando Felipe Steilmann. “Ela é muito legal, divertida e brincalhona. Ela brincou com a gente, tirou fotos com as turmas, contou histórias bem legais, através de teatro e canto. A gente se divertiu muito”, destaca.

Em três momentos diferentes, direcionados aos níveis de ensino e às obras lidas pelas turmas participantes de cada um deles, além de apresentar as narrativas de seus livros, Léia falou sobre sua vida, contou sobre como iniciou sua paixão pela leitura e, posteriormente, pela escrita, desvendou de onde surgem as inspirações para suas histórias e o motivo pelo qual pinta os cabelos de roxo, entre outras curiosidades dos educandos. A autora ainda distribuiu autógrafos, beijos e abraços, posou para fotos e apreciou os trabalhos produzidos pelos estudantes a partir do estudo de suas obras.

Autora presente - Léia Cassol (101)O contato pessoal com a autora  foi, para a estudante Maria Eduarda Schavinski, o momento mais marcante da atividade. “No final do encontro, nós tiramos fotos com ela e essa foi a parte que eu mais gostei, pois ela nos deu abraços e beijos”, comenta.

Autora presente - Léia Cassol (450)A escritora Léia Cassol nasceu no Paraná em 1974, mas mora em Porto Alegre há 23 anos. Conheceu a literatura por intermédio de seu pai, que lhe contava histórias quando ainda era pequena. Mais tarde, quando foi para a escola, encontrou uma professora que a encantou com as histórias que estavam nos livros. Cresceu, foi morar em Porto Alegre e começou a trabalhar em editoras. Lia muito, participava de feiras em escolas e contava as histórias que lia. Com o tempo e muito estudo, passou a escrever e a se interessar por assuntos que envolvem a cultura rio-grandense. Atualmente, com mais de 30 livros publicados, está desenvolvendo uma pesquisa sobre o Folclore e a Cultura Popular presente no Estado.

Acesse a galeria de fotos dos encontros: