Estudantes participam de conversa com profissionais de diferentes áreas
28 de maio de 2015 Notícias, Portal

O final do ensino básico é marcado por uma série de dúvidas e desafios. Afinal, com os processos seletivos para ingresso nas universidades batendo à porta e diante de um mercado de trabalho, a cada dia mais, exigente, os estudantes se deparam com a necessidade de escolher uma profissão para seguir, um curso universitário para capacitá-los a e as instituições para as quais vão prestar vestibular.

Com o intuito de auxiliar os estudantes na definição do seu caminho profissional, além de prepará-los para as provas de seleção, o Colégio Notre Dame Aparecida também assume o papel de mediar um encontro entre eles e profissionais atuantes em diversas áreas, a fim de que obtenham informações sobre as carreiras pelas quais têm interesse.

Por isso, a Orientação Educacional, juntamente com a Coordenação do Ensino Médio, promoveram, na manhã de quarta-feira (27), uma conversa entre os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio com profissionais de áreas sugeridas pelos próprios educandos.

3ª série EM - Profissionais (9)Participaram dessa atividade o advogado Eduardo Rogério Löf, o cirurgião dentista Márcio Moreira e a arquiteta e urbanista Débora Raquel Caramalak.

Inicialmente, a turma ouviu aos profissionais que explanaram sobre as suas profissões, os motivos que os levaram a escolhê-las, suas rotinas de trabalho, as facilidades e dificuldades de suas ocupações, e os desafios e oportunidades do mercado de trabalho.

Além disso, os convidados salientaram algumas posturas que determinam o sucesso de qualquer profissional, independentemente da área de atuação, como a importância de trabalhar com humildade, persistência e dedicação e de buscar constantemente a atualização dos conhecimentos. Segundo eles, a dedicação ao estudo é essencial em todas as fases da vida profissional, desde as tentativas de ingresso no ensino superior, durante a graduação e, especialmente, após a conquista do diploma.

Após os relatos, os estudantes puderam fazer questionamentos, sanar dúvidas e curiosidades e conversar sobre assuntos relacionados com as profissões em questão.

Outras atividades semelhantes estão programadas para acontecer no segundo semestre letivo, envolvendo profissionais de outras áreas.