Aulas práticas antecedem a realização da Feira do Conhecimento
28 de maio de 2015 Notícias, Portal

3º ano (27)O Colégio Notre Dame Aparecida vai promover, na próxima quarta-feira (03), mais uma edição da sua Feira do Conhecimento. Realizado a cada dois anos, o evento envolve todos os níveis de ensino da instituição, com o objetivo de criar um elo entre a teoria e a prática, desenvolvendo um trabalho coletivo,  por meio de pesquisa científica e da busca pelo conhecimento de forma independente, considerando as preferências e a identificação dos estudantes com as variadas temáticas.

Por isso, desde o início do ano letivo, os estudantes estão envolvidos em seus projetos. Na primeira etapa, eles produziram um trabalho teórico, de acordo os critérios do método científico, no qual apresentaram seu problema de pesquisa, justificaram a relevância do seu estudo, buscaram referências bibliográficas sobre o tema e formularam hipóteses.  Agora, na fase prática da atividade, os grupos estão elaborando soluções concretas para o problema investigado. São elas que serão apresentadas durante a Feira.

2º ano B (52)Para encontrá-las, as as turmas do 2º Ano – B e do 3º ano – A do Ensino Fundamental visitaram a Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho (EEPROCAR). Lá, os grupos, que pesquisam sobre o leite e o solo, respectivamente, aprofundaram seus conhecimentos sobre os temas investigados, com suporte do corpo docente do Curso Técnico em Agropecuária.

Após pesquisarem a origem, os benefícios do  consumo para a saúde e os alimentos que podem ser produzidos a partir do leite, durante a aula prática na EEPROCAR, os estudantes puderam observar, in loco, a ordenha da vaca, o local onde vive e os alimentos que a auxiliam na produção do leite. Além disso, tiveram a oportunidade de preparar pão e queijos.

3º ano (31)Já, os estudantes do 3º Ano observaram, no local, os conhecimentos adquiridos com as pesquisas teóricas, sob a orientação do engenheiro agrônomo Carlos Cornelius. Dessa forma, aprenderam sobre o solo predominante em Carazinho, as culturas e espécies de plantas cultivadas na região, os cuidados que o solo necessita, as características de uma terra fértil e as utilidades do solo para os animais e os seres humanos.

Acesse a galeria de fotos: