Estudantes fazem pré-apresentações dos trabalhos da Feira do Conhecimento
25 de junho de 2015 Notícias, Portal

Pré-apresentação - Feira do Conhecimento (9)Com o objetivo de promover um elo entre a teoria e a prática, desenvolver o trabalho coletivo, fomentar a pesquisa científica e incentivar a busca pelo conhecimento de forma independente, considerando as preferências e a identificação dos estudantes com as variadas temáticas, o Colégio Notre Dame Aparecida promove, a cada dois anos, a Feira do Conhecimento.

Em 2015, o evento, que acontecerá no dia 03 de julho, tem como tema “Transformar conhecimento em atitude”, mote da campanha que, desde o ano passado, está sendo desenvolvida em todas as escolas da Rede de Educação Notre Dame. A partir dele, foram elaborados problemas de pesquisa, levando em conta as diferentes áreas do conhecimento e os assuntos em voga. Esses problemas deram nome às oficinas que vão compor a mostra.

Pré-apresentação- Feira do Conhecimento (48)A Feira do Conhecimento, porém, não consiste em uma simples exposição de trabalhos, pois está sendo desenvolvida desde o início do ano letivo e vêm exigindo dos educandos uma série de estudos, comprometimento com as tarefas e forte dedicação.

No primeiro trimestre, os estudantes produziram um trabalho teórico, formatado conforme os critérios do método científico, com apresentação de um problema de pesquisa, justificativa, revisão bibliográfica e hipóteses. Na segunda etapa, os grupos elaboraram soluções práticas para o problema investigado e, agora, estão organizando a exposição dos trabalhos.

Pré-apresentação - Feira do Conhecimento (33)Nessa semana, as equipes fizeram uma pré-apresentação do trabalho final para uma banca avaliadora, composta por educadores. Durante ela, os grupos explicaram o que será falado e demonstrado aos visitantes da Feira, o que cada integrante irá fazer, o espaço necessário para a exposição de cada trabalho, as formas de interação com o público e outros detalhes.

Enquanto isso, os avaliadores observavam os seguintes quesitos: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema abordado; profundidade da pesquisa; clareza e objetividade na apresentação; organização e estética do estande; postura e organização dos apresentadores. No final das explicações, os professores apontaram os pontos fortes dos trabalhos e deram dicas de como tornar as apresentações ainda mais interessantes.

Pré-apresentação- Feira do Conhecimento (69)A Feira do Conhecimento acontecerá na sexta-feira da próxima semana, com abertura oficial às 8h45min e visitação pública das 9h às 12h e das 13h às 16h. O evento contará com 36 trabalhos, sete elaborados pelas turmas do Ensino Fundamental I, seis desenvolvidos pelos estudantes do 6º Ano, 11 pelos de 7º e 8º Ano e 11 pelos do Ensino Médio. Além desses, toda a Educação Infantil desenvolverá uma única apresentação.