Estudantes do Maternal, Júnior e Nível I iniciam período de adaptação escolar
23 de fevereiro de 2015 Notícias, Portal

Na última semana, os estudantes do Ensino Médio, Ensino Fundamental, Nível II e Nível III da Educação Infantil voltaram às aulas no Colégio Notre Dame Aparecida. Na tarde desta segunda-feira (23), foi a vez dos educandos do Maternal, Júnior e Nível I da Educação Infantil iniciarem as atividades do ano letivo de 2015.

Durante a primeira semana de aulas, os pequenos estarão em fase de adaptação escolar. Devido a isto, as atividades serão voltadas à ambientação da criança, à criação de vínculos e ao desenvolvimento da confiança do educando na professora. De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Evanir Teresinha Grimm, o processo de adaptação é determinante para que o estudante tenha um bom ano escolar, pois é nesse período que, juntamente com o apoio dos pais, as educadoras afastam as incertezas, as inseguranças e os medos que são inerentes em qualquer criança.

Volta-às-aulas-EI-5Com o intuito de promover a convivência entre colegas e o bem estar dos estudantes, nos primeiros dias de aula, segundo a coordenadora, são explorados os ambientes mais lúdicos da escola, como a brinquedoteca, parquinhos e espaços ao ar livre, assim como, as brincadeiras e contações de histórias.

Ainda, para que este trabalho de adaptação seja desenvolvido da melhor forma, respeitando o tempo de cada criança, nos dois primeiros dias, o período de permanência na escola é reduzido, das 13h20min às 15h ou das 15h às 17h30min. Essa redução de horário é feita para que a mudança de rotina seja introduzida de forma gradual, sem causar impacto no estudante. Assim, aos poucos, os pequenos vão se familiarizando com a escola, com a sala de aula, professoras e colegas, até que a vinda diária para o Colégio se torne natural.

Nesta quarta-feira (25), o horário será normalizado e as aulas acontecerão, para todas as turmas, das 13h20min às 17h50min.