Estudantes do #JuventudeSolidária visitam pacientes do Hospital de Caridade de Carazinho
18 de agosto de 2015 Notícias, Portal

Juventude Solidária (10)No rosto, pinturas de tintas, maquiagens e brilhos. No corpo, roupas e adereços coloridos. Nas mãos, desenhos impressos em folhas de papel, algumas cores de giz de cera, massas de modelar e balões de ar. Na ponta da língua, uma história animada. No coração, felicidade e carinho para transmitir. Na mente, tempo e atenção para dedicar ao outro.

Os estudantes do Colégio Notre Dame Aparecida estavam vestidos assim, de alegria e generosidade – por dentro e por fora -, quando visitaram o Hospital de Caridade de Carazinho, na última sexta-feira (14). A iniciativa foi organizada pelos integrantes da #JuventudeSolidária, uma das linhas de atuação da Juventude Notre Dame, com o objetivo de proporcionar um momento de descontração às crianças que estão internadas no local.

Juventude Solidária (16)Orientados pela Agente da Pastoral Escolar, Ir. Angela Thums, e acompanhados pela Enfermeira, Janete Cristina Ferla, divididos em dois pequenos grupos, os educandos iniciaram a visita pela Ala Pediátrica, onde contaram histórias, cantaram músicas infantis, auxiliaram as crianças com a pintura de desenhos e conversaram com os pais e pacientes. Após, estiveram, também, em alguns quartos do Posto 4, onde deram atenção, especialmente, aos idosos.

De acordo com o grupo, os olhares atentos, os sorrisos sinceros, os toques de carinho e as palavras de gratidão que receberam de cada um dos pacientes foram recompensadores. “As pessoas nos agradeciam muito, só por estarmos lá contando uma história e ouvindo as suas histórias de vida. Eu acho que fazer o bem, levar alegria para as pessoas, é algo que traz felicidade para a gente, faz bem para nós também”, destacou a estudante Thaís Bandiera.

Juventude Solidária (18)Ainda, para os educandos, o fato de olhar para as pessoas debilitadas, ouvir as suas histórias e se colocar no lugar delas fez com que refletissem sobre suas próprias vidas, sobre como, muitas vezes, reclamam por coisas tão pequenas e não valorizam o que acontece de bom. “Algumas pessoas que estão lá, passando por um sofrimento, às vezes não têm ninguém pra fazer companhia, pra conversar, pra se distrair, e com isso, o dia demora a passar, fica monótono. Nós chegamos lá e tentamos animá-las. Espero que tenhamos ajudado de alguma forma, que os pacientes melhorem e se sintam mais felizes”, complementou a educanda Kimberly de Souza.

A Juventude Notre Dame é formada por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O grupo realiza encontros de convivência, estudos, reflexões e debates, gincanas, atividades esportivas, celebrações, ações solidárias e de voluntariado. No Colégio Notre Dame Aparecida, os integrantes trabalham em quatro linhas de atuação: musical, social, de integração e de conscientização.

O objetivo do #JuventudeSolidária é realizar uma visita por mês aos pacientes do HCC. Além disso, ações semelhantes a esta estão previstas para acontecer em outras entidades de Carazinho.