Estudantes do #JuventudeSolidária visitam idosos do Recanto São Vicente de Paulo
1 de setembro de 2015 Notícias, Portal

Ação Social - Recanto São Vicente de Paulo (10)De um lado vozes altas, ouvidos atentos e movimento ágeis. Do outro, vozes sussurradas, audição enfraquecida e movimentos lentos. De um lado cores nos cabelos e disposição de sobra. Do outro, cabelos brancos e histórias de sobra. De um lado juventude, sonhos e projetos de vida. Do outro, sinais do tempo na pele, recordações e experiências de vida. Em ambos os lados, no entanto, carinho e atenção.

Ação Social - Recanto São Vicente de Paulo (14)

Eles poderiam ser avós e netos, mas nunca haviam se visto antes. Porém, nem o fato de serem desconhecidos, nem as condições físicas, nem mesmo a diferença de mais de 50 anos impediram que os estudantes do Colégio Notre Dame Aparecida e os idosos do Recanto São Vicente de Paulo compartilhassem momentos de descontração e aprendizado, na última sexta-feira (28).

O encontro de gerações foi organizado pelos integrantes do grupo #JuventudeSolidária – uma das linhas de atuação da Juventude Notre Dame -, que está desenvolvendo um projeto de visitação em diferentes entidades de Carazinho, sob orientação da Agente da Pastoral, Ir. Angela Thums.

Ação Social - Recanto São Vicente de Paulo (53)Durante a visita à Instituição de Longa Permanência para Idosos, os estudantes realizaram rodas de dança com os idosos, passearam com os cadeirantes, distribuíram chapéus coloridos e enfeitaram as unhas das hospedes mais vaidosas. Mas, aproveitaram a oportunidade, principalmente, para ouvir suas histórias, escutar seus conselhos e aprender com seus exemplos de superação.

Ação Social - Recanto São Vicente de Paulo (64)De acordo com os adolescentes, a recepção dos idosos e a facilidade com que relataram suas vivências e experiências de vida, foram, para eles, surpreendentes. “Não esperávamos que eles fossem querer conversar com a gente, que fossem contar suas histórias. Pensávamos que eles iriam ficar mais quietos, apenas observando. Mas eles interagiram e foi muito legal. Foi muito bom e enriquecedor para nós. Tomara que tenha sido bom para eles também”, salientou um dos educandos, encantado e feliz com as demonstrações de carinho e os sorrisos de alegria que receberam durante a visita.

O Recanto São Vicente de Paulo é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que acolhe idosos de baixa renda, em situação de risco e de vulnerabilidade, proporcionando-lhes alojamento, atenção à saúde, recreação e sociabilidade; através de atividades terapêuticas e de reabilitação.

Veja mais fotos dessa visita: